MB Animação: Dr.Stone.

Uma das adaptações mais aguardadas desta temporada de anime (Verão/Julho 2019), é o título que analisaremos hoje.

Mas antes, vamos para a tradicional introdução.
De Riichiro Inagaki (roteiro, também autor de Eyeshield 21) e Boichi (Sun-Ken Rock, Origin), Dr.Stone é publicado nas paginas da revista Shonen Jump desde 2017, totalizando ate então 11 volumes encadernados. O anime esta a cargo do tradicional estúdio TMS (Anpanman, D.Gray-man, Shijou Saikyou no Deshi Kenichi, Megalo Box) sendo uma serie Split Cour que totalizará 24 episódios. A direção ficou a cargo do competente Shinya Iino (também diretor do excelentíssimo Made in Abyss) e o roteiro é do ate então, pouco conhecido Yuichiro Kido (Seven Deadly Sin – Signs of Holy War, Blue Exorcist: Kyoto Saga). O character designer é da fantástica Yuko Iwasa (Saint Seiya: The Lost Canvas), e a trilha sonora é assinada por 3 compositores conhecidos: Tatsuya Kato (WorldEnd, Medaka Box, Shokugeki no Soma) Hiroaki Tsutsumi (Karakai Jouzu no Takagi-san, Monster Musume, Orange) e Yuki Kanesaka (Blood Blockade Battlefront, seu único trabalho, mas aqui mostrou que tem futuro). O enrendo gira em torno de Senku, o homem da ciência, e Taiju, o homem… burro, mas de bom coração. Quando Taiju resolve se confessar para Yuzuriha, garota por quem estava apaixonado por 5 anos, um evento inexplicável ocorre, transformando todos em pedra. Após mais de 3000 anos, a civilização caiu, dando espaço a uma verdadeira selva de rochas. Com muito esforço, Taiju consegue se libertar de seu corpo petrificado, tudo graças ao poder de seu amor por Yuzuriha, que continua petrificada. Logo em seguida descobre que seu melhor amigo, Senku, já havia acordado há seis meses atrás. Juntos eles decidem unir “força de vontade” e o “poder da ciência” para reconstruir do zero a civilização moderna.
Os nomes envolvidos no mangá original são de grande peso, o que encheu a todos de altas expectativas na época do lançamento de Dr.Stone. Riichiro Inagaki tem uma lista extensa de roteiros excelentes feitos para outros artistas, mas nem chega a metade da quantidade de trabalho que Mujik Park (Boichi) fez ao decorrer de sua carreira, que contanto com one-shots, especiais, continuações e trabalhos onde só foi o artista (como no caso do título em questão), totaliza 33 trabalhos lançadas, sendo um dos mangakás mais populares em terras japonesas e Koreanas.

Dr. Stone chegou com tudo, trazendo um episódio cheio de ciência com pitadas de comédia, mas por enquanto, apenas focando em seus dois protagonistas, que esbanjam carisma por onde passam, quase que de forma literal. mostrando que o mundo de pedra ainda tem muito a ser explorado

– Contém spoilers –

Temos um inicio bonitinho, onde já somos recebidos pelos bordões do protagonista. Muitos odiaram os “10 bilhões de por cento”, fala esta recitada a cada 12 minutos

E as vezes em seguida.

Yuzuriha é bonitinha, e Taiju reuniu toda a sua coragem para se confessar! mas…

Um estranho evento acontece…

Começando a transformar todos em pedra!

Com mortes evidentes.

Mas nem todos são petrificados… qual será o motivo do cão ter saído inteiro dessa? se bem que preso a esta coleira, duvido que dure muito…

Taiju mesmo petrificado… consegue ficar consciente!

Tudo por conta do amor que sente por Yuzuriha! daqui a pouco começam as piadas de “gado”…

Um protagonista que vence as dificuldades com a força de vontade! este é um Shonen afinal…

Após milênios se passarem, Taiju acorda e se espanta com o mundo ao redor…

E encontra Yuzuriha petrificada!

Mas em meio a suas juras de amor para a menina com o coração de pedra… ele encontra uma mensagem! e Taiju sabe que só pode ser de uma pessoa… Senku!

 E PIADA COM CARETA!

E fan-service de bunda pra quem gosta. Mas eu cortei a bunda.

E a revelação de quanto tempo se passou! como Senku pode saber disso?

O motivo é que ele passou mais de 3000 mil anos contando! e assim se manteve consciente.Alias, só de contar este número, já teriam passado segundos… o bicho é brabo mesmo.

No mangá, após este comentário, Taiju fala que não poderiam se tornar Adão e Eva, sendo os dois homem. Constatação de qualidade que ficou de fora no anime. Assim como muitas outras caretas e piadas que acontecem a cada página do mangá

O Super Homem da escola, conhecido ate na TV… será um personagem muito importante para definir o que se tornará a seguir este anime. Mas por enquanto… continuará petrificado. Pelo menos até o próximo episódio.

Recitando os 10 bilhões em um seguimento mal animado…infelizmente, o primeiro episódio foi abaixo da média quanto a qualidade dos movimentos.

Após saírem em uma grande busca para encontrar ingredientes para produzir a fórmula que vai despetrificar todos… e com uma piadinha aqui e outra lá, o episódio chega ao fim com a fala mais importante da serie.

Até então, o ponto mais decepcionante foi a animação. Movimentos duros e sem vida, unido ao clássico “mexer apenas a boca e olhos” seguido por cenas estáticas.
Em compensação… os cenários são lindos e cheios de vida! a cada minuto existe um momento para glorificar a natureza de 3000 anos a frente.
Bem, de qualquer forma é apenas o primeiro episódio, sem muita ação ou movimentos exagerados.
Outro ponto esperado, foi a diminuição da carga cômica em relação ao material original. O que é bem comum, ocorreram em YuYu Hakusho e Fullmetal Alchemist, onde seguimentos de pura comédia foram trocados por momentos sérios ou de drama. E se tratando do mangá de Dr.Stone… TEM MUITAS CARETAS! A TODO MOMENTO! quando se menos espera… BAM! uma careta aleatória aparece, com uma piada nem sempre tão engraçada.
Pelo menos neste primeiro episódio, tiveram poucas caretas. Para a tristeza de uns e alivio de outros.
A trilha sonora é boa, definitivamente. A canção tocada no corte final do episódio, onde começam a subir os créditos é divina, colocando todo um clima de construção e passagem do tempo.

Ao fim do episódio, somos contemplados por uma empolgante abertura no maior estilo Shonen porradeiro, mas… sem a parte da porrada.

E por enquanto é só. O anime está disponível para assistir no Crunchyroll, com episódio novo toda sexta-feira, lembrando que o mangá atualmente esta em publicação no Brasil pela editora Panini.

Fontes: https://dr-stone.jp/ – https://myanimelist.net/anime/38691

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.