MB Review Crimes Perfeitos #01

Crimes Perfeitos: Funouhan é o novo mangá de suspense da Panini. Escrito por Arata Miyatsuki e com a arte de Yuuya Kanzaki, Funouhan é publicado desde 2013 pela Grand Jump (Shueisha), alcançando até então 9 volumes. O mangá também conta com uma adaptação live action.
“Usobuki é um homem misterioso que sempre está presente na cena de um crime, mas nunca existem provas suficientes para culpá-lo de algum envolvimento”. 
Isso não é nada comparado com a complexidade que esse mangá tem. Como um suspeito pode estar sempre presente e ser tão astuto a ponto de nunca deixar uma prova da sua culpa, sendo assim podemos realmente culpá-lo? Como Usobuki sempre fala “Como os humanos são tolos…”
Primeiro, esse é um mangá episódico. Segundo, se você gosta de algo mais pesado e psicológico, esse é o mangá certo pra você. Funouhan, não é leve, nem moderado… Ele diz certamente o que gostaria e além disso faz com ironia, literalmente te colocando num julgamento sem fim, seja das ações das personagens, ou das ações do próprio leitor.
Tudo começa durante uma investigação criminal, sobre um suposto envenenamento. Nas câmeras de segurança vemos dois homens apenas comendo, quando um deles, Usobuki, sai e o outro imediatamente morre. Após o relatório chegar, é constatado que o homem morreu por uma queda de pressão. Certamente vemos que o protagonista fez apenas uma sugestão de que teria colocado veneno na bebida do homem, sendo assim o mesmo tendo morrido apenas por “acidente”. E assim que segue a história, evitando spoilers.

A cada capítulo a história nos leva a um rumo diferente e a um plot diferente, passando assim por coisas tanto chocantes quanto aquelas fáceis de se identificar (ou não). A arte segue a história de forma genuína, o que fica fácil de indagar se o personagem principal tem algum tipo de poder ou se é só realmente o que ele diz ser, ressaltando que em alguns momentos é fácil se sentir no lugar de alguns personagens só pelo fato do traço tão forte e profundo.

Se você gosta de Jigoku Shoujo, certamente esse é o mangá para você, como eu disse é algo pesado e para os fortes, tem muitas cenas de violência explícita. É uma leitura que estou ansiosa para o próximo volume e para o desenrolar de tudo, pra saber mais sobre o protagonista e sobre tudo o que pode acontecer ao redor dele.

Ressalto também que a edição da Panini está realmente incrível e vale muito a pena!
Crimes Perfeitos possui 13,7 x 20 cm, sobrecapa em couchê fosco, miolo em offwhite. O preço praticado pela Panini é de R$ 24,90.


Review realizado por Renatha Reinaldo, em um exemplar cedido gentilmente pela editora Panini.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.