Exposição // Isto é Mangá – A arte de Naoki Urasawa


O universo das histórias em quadrinhos invade a JHSP com a exposição “Isto é MANGÁ – A arte de Naoki Urasawa”, de 29 de outubro a 05 de janeiro de 2020.

A mostra apresenta as ilustrações e mangás do premiado artista japonês e faz parte do projeto itinerante da iniciativa global Japan House, já exibida em Los Angeles e Londres.

Com uma ampla gama de gêneros na indústria editorial no Japão, os mangás são geralmente publicados em capítulos que tem sequência em edições seguintes. Em caso de sucesso, são reeditados como exemplares especiais, além de ganhar edições em outras línguas ao redor do mundo, tornando seu mangaká (artista de mangá), reconhecido mundialmente, como é o caso de Urasawa.

Nesta mostra, organizada pelo grupo editorial nipônico The Japan News by The Yomiuri Shimbun, o público brasileiro terá uma experiência de imersão no trabalho de Naoki Urasawa ao conferir cerca de 600 desenhos – entre reproduções e originais – que traduzem temáticas encontradas em seu trabalho (mistérios, ficção científica, esportes, entre outros), algumas delas traduzidas para o português, além de inúmeras ilustrações que decoram as paredes do espaço. Serão apresentadas sete coleções, sendo três delas já traduzidas e publicadas no mercado brasileiro: Pluto, 20th Century Boys e MONSTER. As outras são: YAWARA!, BILLY BAT, MASTER KEATON ReMASTER e MUJIRUSHI.

Ao ler as histórias, será possível compreender como os criadores deste tipo de quadrinhos desenvolvem seus trabalhos, além de conhecer mais sobre o conceito dessa arte. Nascido em 1960, em Tóquio, Urasawa possui uma legião de fãs formada por adultos e crianças em todo o mundo. Premiado internacionalmente, já vendeu mais de 127 milhões de exemplares apenas no Japão e publicou suas obras em mais de 20 países. Mestre na técnica do desenho e reconhecido por personagens profundos e complexos, tem como diferencial a força de sua narrativa e se destaca também pela riqueza de detalhes com a qual cria os universos de seus mangás.

Seu primeiro trabalho foi BETA!, em 1983, em seguida, criou YAWARA!, MONSTER, 20th Century Boys e BILLY BAT, entre outros. Atualmente, ilustra a história de Mujirushi, The Sign of Dreams, com a colaboração da Fujio Production em um projeto para o Museu de Louvre, em Paris, além de estar em lançamento inicial da série Asadora!, publicada pelo Shogakukan.

COLEÇÕES QUE ESTARÃO EXPOSTAS

PLUTO (2003 – 2008) | Série baseada em “Astro Boy” de Osamu Tezuka, especificamente na história The Greatest Robot on Earth, em homenagem ao principal vilão da narrativa.

Naoki Urasawa
Co-autor: Takashi Nagasaki
Supervisão: Macoto Tezka
Colaboração: Tezuka Productions
Volumes: 8

BILLY BAT (2008 – 2016) | A história, que se passa em 1949, apresenta o cartunista nipo-americano Kevin Yamagata, que desenha a série de investigação “Billy Bat”. Quando descobre que, inconscientemente, copiou o personagem de uma figura que viu quando estava no Japão, ele volta ao país para pedir permissão para usar o Billy Bat do seu autor original.

Naoki Urasawa
Co-autor: Takashi Nagasaki
Volumes: 20

MASTER KEATON ReMASTER (1988 – 1994) | Retrata a história de um investigador de seguros que, apesar de bem sucedido profissionalmente, seu sonho é continuar uma pesquisa arqueológica sobre as possíveis origens de uma antiga civilização europeia na bacia do Rio Danúbio.

Naoki Urasawa
Co-autor: Takashi Nagasaki
Volumes: 18

20th CENTURY BOYS (1999 – 2006) | Em um mundo em que robôs invadem Tóquio, um grupo de jovens cria uma base secreta e, muitos anos depois, personagens já adultos descobrem alguns segredos do passado.

Naoki Urasawa
22 volumes

MONSTER (1994 – 2001) | A trama gira em torno de Kenzo Tenma, um cirurgião que vive na Alemanha e tem a vida abalada após se ver no caminho de Johan Liebert, um de seus ex-pacientes, que se revela um serial-killer psicótico.

Naoki Urasawa
Volumes: 18

YAWARA! (1985 – 1993) | Retrata os desafios de uma garota lutadora de judô que sonha participar dos Jogos Olímpicos.

Naoki Urasawa
Volumes: 29

MUJIRUSHI ( 2018 – ) | Nesta narrativa, um homem e sua filha conhecem um homem misterioso que tem mais do que alguns segredos e grandes histórias para contar sobre a França e o Museu do Louvre.

Naoki Urasawa
Colaboração: Fujio Production
Volume: 1

Isto é MANGÁ – A arte de Naoki Urasawa
De 29 de outubro de 2019 a 05 de janeiro de 2020
Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52 (2º andar)
Horário de funcionamento:
Terça-feira a Sábado: das 10h às 20h
Domingos e feriados: das 10h às 18h
Entrada gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *