Afinal, por que Togashi pode entrar em Hiato quando bem entende?

Toda vez que sai uma notícia dizendo que Hunter x Hunter vai retornar, logo alguém comenta: “Vai sair 5 capítulos e parar de novo.”, e é dito e feito. Mas vocês sabem o porquê do Togashi ter o direito de fazer isso? Bom, então lhes explicarei agora!
Para começarmos, precisarei falar um pouco da famosa ‘Era de Ouro’ da revista Shonen Jump, que chegou no seu auge no meio dos anos noventa, entrando até mesmo no Guiness Book como a revista com maior circulação no planeta. Isso se deve ao fato de que nesse período, tínhamos 3 mangás que simplesmente carregavam a revista nas costas. Eram eles: Dragon Ball, Slam Dunk e Yu Yu Hakusho.
Em 1994 tivemos o término de YYH, reduzindo um pouco as vendas da revista, o número de cópias vendidas não caiu tanto pois grande parte do público que lia YYH, também lia DB e Slam Dunk. Porém, em 1995, tivemos o término de Dragon Ball, esse sim, abalou (e muito) as vendas da revista, fazendo com que o número de revistas vendidas semanalmente fosse reduzido pela metade. Como se não bastasse, no ano seguinte, o Slam Dunk também era finalizado, fazendo com que o número de cópias vendidas diminuísse ainda mais.

Alguns dos mangás de maior sucesso da revista nos anos 90

Claro, ainda existiam mangás de sucesso na revista, como Rurouni Kenshin , Jojo’s Bizarre Adventure e Rokudenashi Blues,  mas eles não eram populares o suficiente para serem substitutos dos 3 mangás que foram encerrados. Foi a primeira grande crise da Shonen Jump. Há quem diga inclusive, que nesse período, a Shonen Jump foi superada em vendas pelas concorrentes, Shonen Sunday e Shonen Magazine.
Claro que os editores estavam desesperados para reverter a situação, foi por isso, que Kazuhiko Torishima (já fiz um texto sobre ele, se quiser saber mais, clique aqui), foi chamado para tentar dar um jeito no caos que parecia longe do fim. Torishima foi atrás de veteranos da revista, como Akira Toriyama, que lançou várias minisséries na revista nesse período, e Yoshihiro Togashi, que já tinha nome com os fãs. Nessa época, Eiichiro Oda (criador de One Piece), era um novato na revista, e obviamente, não era conhecido pelo público, então o jeito foi recorrer aos mangakás que já haviam passado pela casa. Foi nessa ocasião, que Togashi concordou em fazer um novo mangá, CONTANTO QUE ele pudesse pausar a publicação quando quisesse. De costas contra a parede, o departamento editorial acatou a exigência de Togashi.
Togashi alega que exigiu isso, pois durante a serialização de Yu Yu Hakusho, sofreu com vários problemas de estresse, ansiedade, e dores devido ao árduo trabalho e os curtos prazos de entrega. Um assistente de Togashi revelou que certa vez chegou à casa do mangaká para trabalhar em YYH, e viu Togashi desenhando de bruços por causa da forte dor que sentia na coluna. Segundo ele, esse foi o motivo (mas todos nós sabemos que tem um pouco de Dragon Quest (brincadeira, viu, gente? Tive que deixar isso bem claro pois tinha gente realmente achando que o cara realmente pausa o mangá pra jogar) no meio disso tudo). Um motivo até bastante óbvio. Togashi foi esperto em exigir isso, pois assim poderia fazer a série no seu ritmo, sem uma grande pressão com as datas de entrega, e poderia parar quando quisesse. O problema é que Hunter x Hunter parece longe do fim e o autor vem diminuindo o número de capítulos lançados cada vez mais. Já aconteceu de passar mais de um ano sem um mísero capítulo de 20 páginas.  
Bom, espero ter esclarecido essa questão e espero que tenham gostado. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *