Games

MB Games: The Legend of Zelda (NES) – O inicio de uma lenda!

Estamos aqui começando mais uma coluna! Falaremos, sim, de games! De forma discreta, quinzenalmente, sairá um jogo retro e outro mais moderno. Em breve, teremos mais novidades sobre games e esperamos que vocês gostem.

Hoje, falaremos sobre um clássico muito querido e com uma importância fundamental na historia dos videogames, The Hyrule Fantasy: Zeruda no Desentsu ou The Legend of Zelda.

    Para entender melhor o que foi o lançamento desse jogo e o impacto que ele causou no segmento,  precisamos nos contextualizar no que acontecia no mercado de games.     No ocidente, todos estavam se recuperando do Crash da Atari em 1983 e se maravilhando com os novos vídeos games vindo do Japão, principalmente um bem promissor que tinha diversos jogos.     O universo eletrônico estava enfrentando a crise do silício, devido ao “boom” dos equipamentos eletrônicos (principalmente PC’s e videogames). No Japão o Famicom estava se consolidado, Super Mario era uma febre e os japoneses estavam  preocupados com a possibilidade de ficarem sem material para a fabricação de cartuchos. Para evitar o total desabastecimento, a Nintendo em 1986 criou um acessório que substituía os cartuchos por disquetes.     Esse acessório foi o Famicom Disk System. Para vender o acessório era preciso um titulo inovador, e nada melhor que um titulo que foi desenvolvido junto com Super Mario: The Legend of Zelda.


O jogo foi criado por Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka. Seu estilo mistura elementos de ação, aventura e RPG. A evolução do personagem é coordenada conforme o jogador vence os calabouços, com o aumento de vida e update de armas. As telas são cheia de inimigos, mas com um certo padrão, o na época era simplesmente fantástico. Contudo, os calabouços apresentam um bom desafio, com puzzles interessantes. As lutas contra os chefes destes calabouços são fáceis e simples, o que faz o jogo ser totalmente familiar.


O Game

Um pequeno reino, Hyrule, está envolvido em caos após ser tomado pelo exército liderado por Ganon, o príncipe das trevas, que invadiu e roubou a Triforce do poder, um artefato mágico que dá grande força a quem o possui.

Em uma tentativa de impedir o Ganon de adquirir a Triforce da sabedoria, a Princesa Zelda divide e esconde os oito fragmentos do artefato nas masmorras secretas por toda Hyrule. Antes da princesa ser raptada por Ganon, ela envia sua Guardiã Impa para encontrar alguém corajoso o suficiente para salvar o Reino.

Enquanto vagueia pela terra, Impa é cercada pelos capangas de Ganon, e é quando um jovem garoto chamado Link aparece e a resgata. Depois de ouvir o apelo de Impa, ele decide salvar Zelda e se prepara para remontar os fragmentos dispersos da Triforce da sabedoria e tornar-se poderoso o suficiente para derrotar Ganon”.

O jogo para 1986 era incrível. Um mapa gigantesco, diversos inimigos e chefes, e uma historia com um certo sentido, com gatilho para uma segunda aventura que veio de uma forma bem diferente…

The Legend of Zelda saiu em 1987 nos EUA e Europa seguindo os passos de Mario e fazendo muito sucesso no ocidente.

Para finalizar, segue algumas curiosidades sobre essa obra.

Nome: The Hyrule Fantasy: Zeruda no Desentsu /The Legend of Zelda.

Plataforma: NES/Famicom Disk System/ Game Boy Advence

Gênero: Ação/Aventura

Nota Metacritic: 84

Nota MB: 90

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *