MB HQ’s: Copra Round 1 e 2

Em maio de 2021, a editora Pipoca & Nanquim lançou simultaneamente os volumes 1 e 2 do quadrinho ‘’Copra’’, escrito e desenhado por Michel Fiffe. Copra foi originalmente lançado de maneira independente e, após o grande sucesso, foi compilada em encadernados pela Image Comics, e é essa a versão que a editora brasileira trouxe ao país.

O volume 1 compila as edições 1 a 6 de COPRA. Tudo começa quando um fragmento de estilhaço de outra dimensão acaba aparecendo em uma fazenda e cabe ao time da ‘’COPRA’’ resgatar esse fragmento. Logo no começo somos apresentados ao time, onde o leitor se depara com diversos ‘’foragidos’’ que estão trabalhando para uma organização (exatamente no mesmo estilo de ‘’Esquadrão Suicida’’) e que acabam sendo atacados por outro grupo, liderado por Vitas, um ex-membro da COPRA, que tem interesse no fragmento para aumentar seus próprios poderes. No meio dessa briga entre a COPRA e o time liderado por Vitas uma cidade acaba sendo aniquilada e a culpa deste incidente cai sobre a COPRA.

O volume 1 tem como base o arco do Vitas, onde toda a COPRA tem que ir atrás do vilão para recuperar o fragmento misterioso e se livrar da culpa do incidente que matou vários inocentes. Neste mesmo volume, somos apresentados também a um outro personagem que vem de outra dimensão e que acaba ajudando a COPRA, fazendo um acordo, solicitando ajuda para derrotar um outro vilão quando tudo isso acabar.

O volume 2 compila as edições 7 a 12 de COPRA. Começamos com as consequências da guerra contra Vitas e vamos para outra dimensão ajudar Rex, o personagem que veio dessa outra dimensão, ao qual foi prometido ajuda pela COPRA após o combate contra Vitas. Dessa vez o vilão é o personagem chamado ‘’Mort-Mort’’, que também foi apresentado no volume 1 de maneira rápida.

Ao contrário do primeiro volume, somos melhor apresentados aos personagens que integram a ‘’COPRA’’, ficando mais claro quem é quem para o leitor, porém, como contraponto, o desfecho do arco deste volume é um pouco mais corrido e pode acabar decepcionando um pouco quem gostaria de ter visto um pouco mais da luta final. E como sempre, o volume encerra com um gancho muito bom para o volume 3, que será publicado ano que vem pela editora Pipoca & Nanquim.

COPRA é cheio de homenagens a diversos quadrinistas e personagens da Marvel/DC, não tem como não notar a semelhança com o já mencionado ‘’Esquadrão Suicida’’ e como alguns personagens lembram outros que já conhecemos, como Doutor Estranho, Pantera Negra, Justiceiro, etc… O autor deixa bem claro as homenagens e a influência de seus quadrinistas favoritos, como Jack Kirby e Walter Simonson. Porém, as homenagens não ficam apenas nos quadrinhos americanos. O autor recentemente comentou que o personagem Vitas, vilão do primeiro volume, é uma homenagem ao Behelit, do mangá Berserk.

Um dos pontos altos da obra é sua narrativa visual. Apesar de algumas páginas com pouco diálogo e bastante porrada, é necessário prestar muita atenção em cada quadro, pois conduzem a história com detalhes importantíssimos. Os desenhos de Fiffe também são espetaculares, bem diferente do padrão e ganham destaque com a diagramação das páginas que o autor faz, bem diferentes dos padrões também. É praticamente impossível passar as páginas sem parar para admirar a maneira com que o autor faz seu quadro a quadro, principalmente nas páginas duplas. 

COPRA é um gibi extremamente divertido, cheio de personagens diferentes, com poderes diferentes, agradando a todos os gostos. Com certeza recomendado para qualquer um, até mesmo aos leitores mais habituados apenas com os mangás e queiram experimentar um tipo de obra diferente. Cada volume é um arco fechado, sempre com algumas pontas soltas para futuras histórias, sem atrapalhar o desenvolvimento do arco atual. A editora Pipoca & Nanquim pretende trazer o resto da coleção no próximo ano, que está atualmente com 5 volumes encadernados e há rumores que o sexto será o último.   

A edição brasileira conta com em média 164 páginas cada edição em papel couché 90g, capa cartão, formato americano e tem o preço de capa de R$49,90.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.