MB Review: O Tempo com Você.

 O tempo com você: Dias chuvosos, corações ensolarados

“O bom da chuva é que parece que não tem fim” – Mario Quintana.

“O tempo com você” (Tenki no Ko) é um projeto cinematográfico do renomado autor Makoto Shinkai (Diretor de Your Name), lançado em 2019. O filme foi um grande sucesso, chegando a ser cogitado para indicação como melhor animação no Oscar 2020 e, como não era de se espantar, não demorou muito para o filme receber uma adaptação em mangá.

Lançada no Brasil pela Jbc, a obra completa em 3 volumes conta com roteiro do próprio diretor Makoto Shinkai e com Ilustrações de Wataru Kubota. E aí, ficou curioso(a)? Pegue seu guarda-chuva e vem conferir a Review.

– A obra

Tendo como base o roteiro do filme, a obra conta a história de Hodaka, que durante as férias de verão foge de sua ilha e vai para Tóquio. A chuva se prolonga na capital e um certo dia, em meio à multidão, o garoto se encontra com uma misteriosa garota, mas quais os efeitos desse encontro? Afinal, esta é uma história que narra uma trama no qual um garoto e uma garota, vítimas de uma peça do destino, escolheram viver.

Os três volumes do mangá em si conseguem adaptar de forma interessante o roteiro original, trazendo ambientações e até mesmo elementos que só a mídia literária conseguiria abranger, como cenas extras e diálogos que não se encaixariam em um filme.

Ah, e caso você não tenha assistindo a animação, o mangá não peca em nada como forma de apresentação primária da obra. Sendo um roteiro sem muitas mudanças, toda a trama mantém um ritmo dinâmico e pode se dizer que até mais “completo”, devido as vantagens que o estilo mangá propõe.

Sobre a obra, a leitura foi bem agradável, a prsença das questões físicas como condições climáticas e usá-las para a criação de laços que conectam os personagens foi uma ótima escolha, é um ótimo campo para exploração: a chuva, o sol, tudo isso afeta nosso subconsciente para manifestações de memórias ou sensações que quase nunca paramos para pensar, o que utilizado de forma correta consegue conectar o leitor a narrativa, afinal, quem nunca se pegou em devaneios olhando para a chuva caindo através da janela, ou lembrou de uma certa pessoa com base na condição climática presente?

– A estética

Muito se elogia a animação e ambientação nos filmes do Makoto, e com razão (É de se cair o queixo). Porém, como já é de senso comum, é notório que algumas mudanças e reformulações são necessárias, quando se traz uma adaptação desse tipo de obra tão rica em detalhes para uma outra mídia, é normal um estranhamento ou diferença.

Todavia, as ilustrações não deixam nada a desejar, o trabalho de Wataru foi bem sucinto durante todo o mangá. Alguns detalhes, como a chuva e as paisagens, todos foram trabalhados com esmero para representar o máximo possível o design original e, claro, o estilo dos personagens também é muito bonito para o que a obra propõe.

– Vale a pena?

A obra cumpre bem o seu papel como adaptação e também como porta de entrada para os mangás, você pode presenteando aquele amigo (a) que gostou do filme com esta curta coleção que eu garanto que ele não vai se arrepender. A narrativa é boa, dinâmica e bem arquitetada, as cenas extras e complementos também são ótimos agrados para os apaixonados pelo trabalho do Makoto, e para quem quer aproveitar para ter algo mais completo dele na coleção.

É um prato cheio para os amantes de romance, drama e um dia nublado e chuvoso que desperta o melhor de nós, porquê o bom da chuva é que parece que não tem fim.

Agradecemos a editora JBC por nos disponibilizar essa maravilhosa obra .

Caso vocês queiram ver como ficou a versão nacional de O tempo com você , veja o vídeo abaixo:

2 thoughts on “MB Review: O Tempo com Você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.