MB Literário: Escrevendo para quadrinhos

Houve um período meio complicado para quem sonhava em escrever quadrinhos no Brasil. Até 1990, ou se era autodidata ou era preciso se inscrever em cursos de escolas ou a distância (via cartas). O advento da internet ajudou um pouco, mas ainda com uma produção muito escassa sobre o assunto. Lembro-me de encontrar um artigo de Gian Danton e uma série com três textos de Alan Moore, no qual ensinava um pouco do seu método.

A virada do milênio trouxe alguns livros. Primeiro para escrever para literatura ou cinema, artes tão nobres quanto quadrinhos, e onde o dinheiro costuma circular em quantidade muito maior. Ainda assim, dava para partir dos ensinos básicos destas artes e aplicar nos quadrinhos. Até que começaram a pipocar por aqui obras específicas.

Possivelmente, o maior expoente sobre a arte de fazer quadrinhos, e o mais didático até então, seja Scott McLoud com sua trilogia: Desvendando os Quadrinhos, Reinventando os Quadrinhos e Desenhando Quadrinhos. Ainda assim, são livros que exigem um olhar mais atento do leitor para compreensão do universo das HQs.

Eis que, em 2020, tivemos por aqui a publicação pela WMF Martins Fontes de Escrevendo para Quadrinhos: A arte e o mercado de roteiros para HQs e Graphic Novels, de Brian Michael Bendis, premiado roteirista de comics americanos.

A obra – original de 2014 – surgiu a partir da disciplina ministrada por ele em universidades de Oregon e Portland. Não é um “Como escrever como Brian Michael Bendis”, como ele mesmo deixa claro na introdução. O autor aqui o convida a entender todo o processo de produção de uma história em quadrinhos, com um texto bem escrito e dinâmico, e feito de forma como se vocês tivessem se encontrado por aí e começado a bater papo.

E com um diferencial: tudo do ponto de vista do roteirista, com dicas de como participar de etapas em que este tecnicamente não faz parte, como ilustração, edição e agenciamento de artistas. Para complementar sua metodologia, traz também comentários de profissionais de todos os passos de uma publicação. E nomes conhecidos para quem está habituado a ler comics de super-heróis, como Joe Quesada, Michael Allred, Mike Deodato Jr., Sara Pichelli, Alex Maleev e Michael Avon Oeming.

Destaque para um capítulo especial por Matt Fraction, onde explica o diferente processo de escrita para produção de sua fase no Gavião Arqueiro (2012-2015), com David Aja, que foi usada como base para a série da Disney+.

Se seu sonho é trabalhar como roteirista de quadrinhos, este livro do Bendis merece sua atenção.

ESCREVENDO PARA QUADRINHOS – A ARTE E O MERCADO DE ROTEIROS PARA HQS E GRAPHIC NOVELS

Autor: Brian Michael Bendis

Páginas: 212

Editora: WMF Martins Fontes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *