MB Nacional: Mônica – Força

Mônica está acostumada a resolver seus problemas à base da coelhada, mas nem sempre é possível vencê-los assim. Enquanto tudo parece ser apenas mais um dia normal na vida da menina, dentro de sua casa começa a surgir uma agitação inesperada com a qual ela não sabe como lidar.

Mônica descarta apresentações. Sem dúvida a personagem mais conhecida de Maurício de Sousa, a menina é famosa por seu temperamento e boa mira. Ela passa seus dias com seus amigos, especialmente Magali, se livrando dos planos de Cebolinha com Cascão para roubar o seu coelho.

Porém, enquanto é divertido acompanhar as peripécias que acontecem no Bairro do Limoeiro, na graphic Força, a autora explora não o que acontece à vista, e sim o interior de seus pensamentos, a preocupação com as brigas dos pais e seu medo pelo que pode vir a acontecer.

Força trata sobre o ambiente familiar de Mônica. Ela, que nunca foi de desistir, precisa manter sua força interior e persistir, enquanto seu núcleo familiar está rachando.

A arte de Bianca é realmente preciosa. Ela lembra muito o estilo de sua obra Bear, o que trouxe certa nostalgia. Entretanto, não há nada fantasioso sobre esta HQ. Força mostra de forma simples um pouco de Mônica além das aparências, sua força que vai além do que é físico. 

Foi uma história curiosa e bonita. Repleta de quadros encantadores, mergulhamos um pouco mais neste universo que se expande cada vez mais. Uma leitura muito farta e agradável, especialmente para o público juvenil.

Outras obras

Bianca Pinheiro é conhecida pela sua webcomic Bear. Dividido em três volumes, Bear foi publicado de forma online e ganhou sua primeira edição em físico pela Editora Nemo em 2014. Como já conhecia a obra de Bianca não pude deixar de reparar o easter egg de Bear em Força, dentro do quarto da menina encontram-se um desenho e uma pelúcia do urso Dimas

Além de Bear, Bianca também é autora do graphic Dora, publicado independente e depois lançado pela Editora Mino em 2016. Mais recentemente foi lançado em formato ebook pela Editora Conrad.

Junto à Greg Stella, ela possui duas obras publicadas. Eles Estão por Aí, um romance gráfico que foi finalista do Prêmio Jabuti de histórias em quadrinhos em 2019, além de ter ficado em terceiro lugar na edição de 2019 do Prêmio Grampo, e Sob o Solo, uma das primeiras obras a integrar o selo Original Pipoca & Nanquim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.