MB Review: Links

Links é um mangá de Natsuki Kizu, mesma autora de Given, que acompanha a história de quatro casais que têm suas histórias conectadas de alguma maneira.

Gostaria de começar com uma crítica. Ao ler o mangá, muitas vezes eu não sabia sobre qual personagem se tratava, já que muitos deles têm a aparência bem semelhante, a não ser por uma tatuagem ou par de óculos. Certamente é o estilo de arte da autora, mas dificultou muito o meu entendimento na leitura.

Outra coisa, que não é bem uma crítica, mas vejo mais como um cliché, é que todos os personagens são homossexuais. Bem, isso não é um problema já que se trata de um BL, mas fica meio batido e não parece trazer nada de novo.

A história de Links é, em certos momentos, bem profunda, já que se trata de um drama, mas fica muito perdida, porque do nada muda completamente a narrativa para apresentar outro casal. Ou apenas coloca um flashback, que, sem aviso prévio, não dá pra entender se é outro casal ou algo do passado.

Apesar de vários problemas de foco, a história de Sekiya e Shibata foram o ponto alto do mangá. Os dois, apesar de algumas contradições, têm uma boa química e as cenas deles são leves e divertidas, mesmo que em muitos momentos tenha algo mais profundo acontecendo.

Ambos têm suas dificuldades, mas em conjunto conseguem superar e fazer o relacionamento florescer. Talvez Links fosse outro mangá, e completamente incrível, se fosse dois volumes ao invés de um. É claro que muitas pessoas podem gostar dele assim, mas na minha perspectiva ficaram muitos pontos a desejar e que funcionariam bastante, além de trazer mais profundidade a ela, que é o que a autora aparenta querer transmitir.

Gostei bastante da edição da NewPOP. Devo dizer que não gostei da sobrecapa e acho desnecessário, mas pode ter sido alguma exigência. De resto, tá bonito e bem finalizado, e o brinde também é bem caprichado.

Agradecimentos a loja Anime Hunter pelo volume cedido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *