MB Classic: Super Dimensional Fortress Macross

O gênero mecha esteve em evidência no início dos anos 80. Obras como Voltron e Gundam eram populares e detinham uma legião de fãs.  Surge então um anime de mecha com uma proposta totalmente diferente. Relembre com a gente esse clássico da TV. Guerras das Galáxias, Robotech ou Super Dimensional Fortress Macross no original.

Criado por Shouji Kawatori, Akira Onoue e Hiroshi Iwata, a ideia de Macross era explorar as relações interpessoais em meio a uma guerra intergaláctica, incluindo um triângulo amoroso. 

Obra original em animação, Macross estreou em 1982 no Japão com 36 episódios. O sucesso foi imediato devido às as batalhas intergaláticas e seus personagens.

A história se passa em 1999, quando uma fortaleza voadora alienígena cai numa ilha no pacifico sul. As nações se unem criando uma aliança terrestre contra os visitantes extraterrestres para consertar a nave caída.

Dez anos se passam e a nave é batizada com o nome SDF-1. Com a invasão dos alienígenas Zentraedi a nave acaba acidentalmente carregando os civis da ilha e os levando para a órbita de Plutão. Com isso, é obrigada a voltar para a Terra e enfrentar diversos combates contra os Zentraedis.

Neste contexto, os civil transformam a nave numa cidade produtiva e independente. Na cidade moram o jovem piloto Hikaru Ichigo, a primeira imediata Misa Hayase e a jovem cantora Lynn Minmay que com o poder de suas canções tem a capacidade gerar reflexão nós alienígenas para que pensem em suas ações na Terra.

Macross foi responsável pela primeira Idol virtual, Lynn Minmay e tem uma mensagem mais pacifista em relação às obras de mecha daquela época. Os personagens eram bem trabalhados com camadas de qualidades e defeitos que conduziam magistralmente a animação. Sem contar o triângulo amoroso com o jovem Hikaru no centro, que rouba a cena diversas vezes.

A animação é excelente, com cenas de canções e lutas bem trabalhadas. O destaque vai para a trilha sonora, com músicas maravilhosas na abertura e a famosa Do You Remember of Love?

No ocidente a animação tem duas versões. A primeira, a original Guerra das Galáxias, passou na Globo e na CNT. A segunda é o famoso projeto Robotech, a junção de diversos animes como Mospeda e Southern Cross, sendo televisionado em diversos canais nos anos 80, na Netflix e na Funimation.

Super Dimensional Fortress Macross fez muito sucesso no Brasil e ajudou na invasão tokusatsu, bem como de outras obras japonesas no país na época. É uma franquia importante no Japão, contando com outras animações e produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *