MB Review: Frieren e a Jornada para o Além vol. 1
O gênero fantasia segue geralmente a mesma fórmula, um grupo de heróis que combate o mal absoluto. Mas o que acontece após os heróis ganharem? Essa é a premissa de Frieren e a Jornada para o Além. Confira a análise do primeiro volume na redação.
As histórias com fantasia e aventura sempre fizeram sucesso, independente da mídia. Senhor dos Anéis e Narina na literatura, Dragon Quest e Final Fantasy nos games, Lodoss e The Legend of Zelda se tratando de títulos famosos orientais. Todos eles têm um ponto em comum: a batalha entre o bem e o mal.
Mas o que acontece quando a aventura acaba e o bem triunfa? Num mundo onde monstros e magia parecem coisas comuns. Quatro corajosos guerreiros retornam de sua jornada contra o temível Rei Demônio. São exaltados e celebrados e passam a viver cada um sua vida.
Acompanhar a vida da maga elfa Frieren, que parte numa jornada para lapidar sua magia e dar continuidade aos estudos. Frieren reencontra seus amigos décadas depois para saber como cada um está.
O mangá é uma história sobre o tempo, o que as pessoas fazem e como aproveitam suas vidas. Na fantasia, elfos, anões e humanos têm expectativas de vidas diferentes e pontos de vista totalmente ímpares.
Tudo neste primeiro volume ocorre com a compreensão da perspectiva da nossa protagonista. Não espere uma jornada inicial cheia de batalhas e desafios de personagens perfeitos e honrados.
Frieren é preguiçosa, metódica e egoísta. Gosta que tudo seja do seu jeito e em seu tempo, mas mesmo com uma expectativa de vida diferente consegue evoluir como pessoa, o que faz dela mais empática.
A história é incrível, mas contada de uma forma bem lenta, com muitos pulos no tempo e diálogos intensos. É uma história maravilhosa, porém para um público muito específico, para aqueles que gostam de histórias mais humanas e com um certo drama.
O traço é bonito, mas não espetacular. Cumpre bem a proposta. Ponto positivo para os lindos cenários bem feitos.
A versão brasileira é bem produzida, com uma página colorida utilizada
Com roteiro de Kanehito Yamada e arte de Tsukasa Abe, Frieren – Uma Jornada para o Além foi o vencedor do prêmio Taisho de 2021 e conta de fato com personagens carismáticos e uma história com proposta diferente e intensa. Vale muito a pena dar uma chance ao título, principalmente se você for fã de fantasias e dramas.