MB Animações: Yahari Ore no Seishun Love Comedy wa Machigatteiru
Yahari Ore no Seishun Love Comedy wa Machigatteiru, ou OreGairu, é a adaptação animada da novel de mesmo nome e conta com 3 temporadas. Se a primeira foi um sucesso absoluto, as duas últimas nos fazem questionar a qualidade da obra. E é esse o ponto que aprofundaremos no texto.
Até que ponto o texto de uma história pode omitir informações? Tenho certeza de que esta não é uma pergunta fácil, mas sempre achei cômodo a necessidade de que a narrativa se explicasse em cada parte do roteiro. Evangelion, Orange e outras diversas histórias são conduzidas sem que haja uma busca por validar cada elemento apresentado. Dito isso, o motivo de trazer essa discussão está em OreGairu.
Um garoto com dificuldades em socializar entra para um clube e a convivência com ele desperta a afeição de algumas garotas. Essa premissa define uma lista imensa de comédias românticas. Não que isto seja um problema, mas sair um pouco desse padrão é sempre bom. OreGairu busca desconstruir esses conceitos e dá um pouco mais de vida para seus personagens ao escolher uma trama que sempre valoriza e intensifica os sentimentos de seus personagens.
A primeira temporada foi o ápice desse desenvolvimento, se equilibrando entre uma boa comédia e bons dramas. No entanto, isso não seguiria até o fim. A transição entre a segunda e terceira temporada adiciona ainda mais profundidade, mas sempre escondendo do espectador o que realmente está acontecendo.
O que eu vou fazer com esse tal genuíno?
Essa escolha por esconder o centro da questão é o que me motiva a compartilhar esse texto. E nesse ponto, a obra parece não conseguir expressar os dilemas de seus personagens, ou é o que acreditei durante muito tempo. A adolescência é uma fase cheia de sentimentos intensos que não cabem em palavras, por isso me peguei tentando contextualizar o roteiro e seu texto a essa fase. Ainda que seja mais uma impressão que uma certeza.
Recentemente, revi as três temporadas. E a surpresa é que essa confusão narrativa continua sendo o elemento mais impactante da história. Obviamente, a terceira temporada finaliza muito bem a obra, e todas as respostas parecem ganhar forma, mas o sentimento do fim da segunda temporada nunca seria replicado. Após o seu fim, a falta de palavras parecia mais significativa que as respostas dadas.
Vale dizer que OreGairu continua uma obra super recomendável. Entregando um roteiro cheio de altos e baixos, mas inegavelmente único em seus diálogos e no amadurecimento de seus personagens.
Episódios: 38
Temporadas: 3
Direção: Ai Yoshimura (Ao Haru Ride), Kei Okawa (Hinamatsuri)
Estúdio: Brain’s Base, Feel.
Gêneros: Comédia, Romance