MB Review: Até Aqui Tudo Ia Bem…
“Até Aqui Tudo Ia Bem…” é a segunda e última parte dos “Contos Ordinários” do quadrinista turco Ersin Karabulut. A série já havia sido publicada pela Comix Zone em 2021 com a obra “Contos Ordinários De Uma Sociedade Resignada”.
Diferente do primeiro material, aqui são apenas 9 contos de ficção especulativa e independentes entre si de situações totalmente non sense, como por exemplo o caso de uma doença misteriosa que altera o rosto de pessoas ditas conservadoras. O objetivo da criação do vírus era eliminar os extremistas.
Diferente do primeiro material, aqui temos apenas 9 contos de ficção especulativa, independentes entre si, apresentando situações totalmente non sense. Por exemplo, um dos contos aborda uma doença misteriosa que altera o rosto de pessoas ditas conservadoras. O objetivo da criação do vírus era eliminar os extremistas.
Em contrapartida, outra história nos faz questionar sobre a possibilidade de pagar para ter acesso ao oxigênio ou a gravidade.
De um modo geral, embora as histórias sejam curtas, é fácil compreender a mensagem do autor. São críticas sociais e políticas à Turquia, que facilmente podem ser estendidas para a realidade de outros países, como o próprio Brasil. Para uma reflexão mais aprofundada, recomenda-se ler este material com calma.
Quanto ao projeto gráfico, a edição conta com capa dura, papel couchê colorido de alta gramatura e um prefácio do escritor francês Pierre Christin. A edição brasileira também inclui um bookplate com arte exclusiva. A arte é bastante singular, porém bela, e se encaixa bem com as histórias contadas.