MB Review: O Encanamento que Geme
Continuando a publicação mensal da Coleção de Obras-Primas de Junji Ito que a editora Pipoca & Nanquim vem trazendo, finalmente chegou o momento de O Encanamento que Geme. Vamos ao destaques de mais uma coletânea de Junji Ito?
Flores com glóbulos oculares, monstros pré-históricos, poderes misteriosos… isso são algumas das coisas paranormais que começaram a aparecer em uma pequena cidade quando um misterioso aluno chamado Ryo Tsukano chega. Um Novo Paranormal na Escola é um dos contos que focam mais em poderes sobrenaturais do que sobre o terror em si. Apesar de sua temática diferenciada e sua reviravolta interessante, seu desfecho é repentino e decepciona um pouco.
Após um acidente de carro na estrada, o jovem Anzai e sua namorada Kana acabam procurando ajuda em um vilarejo abandonado, encontrando um misterioso morador que aceita ajudá-los. Anzai descobre a trágica verdade envolvendo o sumiço dos moradores e corre para tentar salvar sua amada. Frutos de Sangue, um dos melhores contos deste volume, entrega um ótimo final que nos deixa imaginar as infinitas possibilidades sobre o futuros de certos personagens.
Em De Dentro da Terra, chegamos no dia em que os antigos colegas de classe resolvem se encontrar depois de 20 anos para desenterrar uma cápsula do tempo cheio de memórias dos tempos de escola. Ao abrirem, percebem que nem todas as lembranças são tão boas assim. Apesar de ser um conto mais curto, traz uma temática diferenciada com os momentos de “cápsulas do tempo” caseiras que vemos por aí.
Momoko Takikawa é uma jovem professora que percebe que um de seus alunos, Chikara, tem um comportamento muito agressivo com seus colegas. Após ser atacada misteriosamente, Momoko acaba descobrindo a chocante verdade sobre a família de Chikara. O Monstro Cor de Carne é com certeza um dos contos mais bizarros e nojentos deste volume e demonstra como Junji Ito domina combinar suas histórias com sua belíssima arte.
Em O Encanamento que Geme acompanhamos Reina Shimizu, uma jovem que é constantemente perturbada por um garoto estranho chamado Numei. Dona Kiku, mãe da família, é uma viciada em limpeza e acaba cometendo um grave erro, em certa noite. De repente, gemidos familiares começam a ecoar nos ralos da família Shimizu. Mais um ótimo conto que nos faz olharmos de maneira diferente para os ralos de nossas casas e dar um leve arrepio, afinal, será que pode sair algo de lá?
O Encanamento que Geme é, originalmente, o oitavo volume da Coleção de Obras-Primas de Junji Ito, coleção que a editora está trazendo e finaliza este ano. O acabamento segue o mesmo padrão dos outros já lançados, no formato 15x22cm, papel pólen bold e sobrecapa. Seguindo a coleção de Junji Ito da editora Pipoca & Nanquim, além do marcador de página, o livro contém 4 cards exclusivos da coleção, seguindo as numerações 21 a 24, com os personagens Numei, Terumi, Maya e Kumi.
Vale mencionar que dos 8 contos compilados neste volume, Mansão das Marionetes e Balões Enforcadores estão presentes na coletânea Calafrios, enquanto O Encanamento que Geme e O Monstro Cor de Carne estão em Dismorfos, ambos lançados pela Pipoca & Nanquim.
Apesar de metade de seus contos já terem sido publicados nas coletâneas anteriores, este volume consegue entregar ótimas histórias inéditas, principalmente em Frutos de Sangue – mas pode ser um pode decepcionante para quem acompanha fielmente a coleção de Junji Ito da editora. Para novos leitores, com certeza é um ótimo livro por também apresentar os bizarros contos Balões Enforcadores e O Monstro Cor de Carne.