MB Review: Um sinal de Afeto #1
Em “Um Sinal de Afeto”, de Suu Morishita, publicado no Brasil pela editora New POP, somos apresentados à história de Yuki Itose, uma estudante universitária com deficiência auditiva. Seu mundo, envolto em silêncio, começa a mudar quando ela conhece Itsuomi Nagi, um rapaz que lida naturalmente com sua condição. Este encontro transforma a vida de Yuki, que se abre para novas possibilidades e sentimentos.
O primeiro volume explora a relação recente entre Yuki e Itsuomi, destacando as dificuldades e as nuances de se comunicar sem a audição. Suu Morishita faz um ótimo trabalho em representar a língua de sinais e os desafios que Yuki enfrenta. É evidente o cuidado das mangakás em retratar a deficiência auditiva com precisão e sensibilidade.
Yuki, com sua timidez e Itsuomi, com seu espírito aventureiro e tranquilo, tem uma química tão boa que dificilmente você verá algo assim em alguns shoujos e romances já publicados aqui no Brasil. A interação entre essas personalidades distintas cria um equilíbrio perfeito. O fascínio de Yuki pelas experiências e pelo caráter de Itsuomi é palpável, e claramente torcemos por esse futuro casal desde o início.
O estilo artístico de Suu Morishita é outro destaque, as ilustrações delicadas são um charme a parte. A arte não só complementa a narrativa, mas também expressa todas as sensações e emoções de Yuki e dos demais personagens.
“Um Sinal de Afeto” é uma história que supera o simples romance, abrindo espaço para visibilidade de pessoas surdas enquanto aborda o tema de maneira respeitosa. Neste primeiro volume o leitor conseguirá criar um apego pela história de Yuki e Itsuomi e com certeza ficará ansioso pelas próximas edições.