MB Review: Leviathan #1

O volume inicial de Leviathan traz uma arte chamativa, suspense e violência na medida certa. Uma aposta interessante da editora JBC.

Escrito e desenhado por Shiro Kuroi e completo em 3 volumes, Leviathan foi publicado primeiramente na França, pela editora Ki-oon e posteriormente no Japão, na Shounen Jump +. Isso é resultado de um projeto onde a editora francesa seleciona mangakás para publicarem suas obras diretamente no país. No Brasil, a @editorajbc é responsável pela publicação. 

A trama segue um grupo de saqueadores espaciais que encontram uma nave destruída chamada “Leviathan”. Ao adentrarem, encontram um diário que descreve o que aconteceu ali para que a coisa terminasse daquele jeito. A nave, que transportava alunos durante uma excursão de formatura, foi atacada e, dadas as circunstâncias, apenas uma pessoa poderia se salvar. Essa situação trouxe à tona o pior lado do ser humano. O que aguarda os saqueadores daí em diante é um mistério. 

A forma que a história é contada é interessante pois segue duas linhas paralelas, já que mostra o grupo de saqueadores explorando a nave ao mesmo tempo em que é mostrado o que aconteceu ali anteriormente. Essas duas linhas paralelas se sobrepõem de uma forma instigante. Acompanhamos o desenrolar dos fatos pelas lentes do protagonista Kazuma Ichinose, autor do diário. Vemos sua relação com seus colegas de classe e, principalmente, com Futaba Nikaido, uma aluna que aparentemente é a antagonista. 

A leitura flui rapidamente em um ritmo bem agradável, para não dizer rápido. Isso me deixou com uma sensação de que algumas atitudes tomadas pelos personagens não soam muito naturais, parecem apenas uma ferramenta para fazer o roteiro andar. Mesmo assim, fiquei satisfeito com a leitura e com o universo apresentado. 

A arte é mais puxada para o realismo, dando ênfase às expressões dos personagens em momentos importantes. Por mais que ela seja um pouco inconsistente em relação aos ângulos, é muito charmosa. Tanto que foi a primeira coisa que me chamou a atenção quando fiquei sabendo da existência do mangá. 

Leviathan é uma obra que me deixou curioso para ver qual vai ser o desenrolar da trama pelos próximos dois volumes. Eu gostei e pretendo acompanhar. Espero que o autor nos entregue um bom desfecho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *