MB Review: Cemitério Yakuza (1976)
Um investigador entra em confronto com a Yakuza, mas ao perceber que a polícia negocia com a máfia, ele toma a decisão radical de mudar de lado.
Dando início ao segundo disco da coleção “Cinema Yakuza – Volume 5”, a Versátil Home Video nos traz o filme “Cemitério Yakuza” do mestre absoluto do gênero Kinji Fukasaku e a lendária Meiko Kaji estão no elenco. Em Cemitério Yakuza temos um Kinji Fukasaku mais sombrio que em seus trabalhos anteriores, tendo um enredo bem sofisticado que apresenta a linha cinza entre a polícia e os mafiosos que eles combatem, esse é um thriller muito explosivo e violento, agradará certamente os fãs desse gênero de filme.
No que diz respeito às performances, é importante ressaltar a atriz Meiko Kaji que, mais uma vez, oferece uma representação dramática impecável. No Cemitério Yakuza, ela representa a personagem Keiko, uma ex-prostituta coreana que supervisiona o clã do seu marido preso. Um dos momentos mais intensos do filme são definitivamente as sequências com Meiko Kaji, que, a meu ver, poderiam ser mais extensas, mas o período que ela ocupa na tela é bastante proveitoso. Temos a senhora Kaji oferecendo uma atuação dramática brilhante, principalmente no quadro em que ela se droga e revela mais sobre seu passado. Por mais que eu seja suspeito para falar sobre a Meiko Kaji por ser bastante fã dela, é inegável que ela entrega mais um excelente trabalho, recomendo a todos que assistam com bastante atenção suas cenas e se maravilhem com o quão brilhante ela está nesse filme!
Apesar do diretor não ter aproveitado as ótimas habilidades de canto da Meiko Kaji para inserir uma música dela na trilha sonora do longa, temos uma agradável e surpreendente surpresa ao longo do filme que é a adição de rock psicodélico na trilha sonora, mais especificamente no momento que o ator Tetsuya Watari está fumando e bebendo enquanto ouve um disco de vinil de uma banda de rock psicodélico, nesse quadro o seu personagem levanta da cama apenas para dar um soco no policial que bate a sua porta para reclamar do som alto, é simplesmente cinema esse episódio hehe.
Cemitério Yakuza é mais uma grande obra da vasta filmografia de Yakuzas do diretor Kinji Fukasaku que mais uma vez acerta nesse gênero e dessa vez com uma pegada bem mais sombria e explosiva, é de fato uma obra imperdível!