MB Review: Na Beira do Abismo (1986)
Um promotor de Hong Kong fica indignado com a forma como a lei protege os criminosos e decide fazer justiça com as próprias mãos. Porém, a famosa policial Cindy passa a investigá-lo e a situação se desfaz em uma luta da qual apenas alguns sobreviverão.
Fechando o segundo disco da edição “Cinema Policial: Hong Kong”, a Versátil nos brinda com o cult-movie “na beira do abismo” protagonizado por duas grandes estrelas dos anos 80: Yuen Biao e Cynthia Rothrock! Sendo essa a única vez que ambos lutaram juntos em cena, o que é uma grande pena, pois aqui eles protagonizaram uma das melhores lutas dos anos 80, essa parceria podia ter rendido muito mais.
Sobre a trama, acompanhamos um promotor que, insatisfeito com a ineficiência da lei resolve fazer justiça com as próprias mãos enquanto é investigado por uma policial inglesa. O saudoso diretor Corey Yuen dirige de forma enérgica sua película, e a cena inicial é recheada de tiroteio, perseguição de carros e explosões. No que diz respeito às sequências de ação, é importante destacar principalmente a luta entre Cynthia Rothrock e a também artista marcial Karen Sheperd, que nos proporcionam um dos melhores momentos de combate entre duas mulheres. O único ponto negativo é que o diretor não respeitou o desejo da atriz (Karen Sheperd) de encenar a morte de sua personagem, como conta a própria Cynthia nos extras do filme, foi utilizada uma dublê para realizar a representação da morte da vilã.
Retornando para a versão da Versátil, tenho apenas uma crítica a expressar, infelizmente a versão da Versátil contém apenas o final original de Na beira do abismo, na época que o filme foi mostrado nos cinemas de Hong Kong, parte do público rejeitou o desfecho trágico dos heróis e então o diretor decidiu refilmar e apresentou um final feliz. É uma pena que a Versátil não siga o modelo da edição internacional da 88 Films, que inclui os dois finais. Poderiam ter adicionado pelo menos aos extras, mas isso se limita apenas à entrevista da Cynthia que menciona a refilmagem final.
Na beira do abismo é um fantástico filme de ação que reflete a sua época em que foi filmado, muito tiroteio, sangue e explosões! Um prato cheio para todos que apreciam a autêntica ação oitentista de Hong Kong e estão cansados de finais clichês e felizes, o diretor Corey Yuen apresenta uma obra intensa que afeta ambos os lados.