NotíciasNovidades

Yun Jiang: Autora de Danmei está Presa na China

YunJian, autora da novel “Application For Divorce” (离婚申请) está presa na China por escrever livros danmei com conteúdo que driblava a censura legal e pode receber uma pena de até 10 anos de prisão. 

Na China, é ilegal a produção e lucro com obras que possuam conteúdos considerados impróprios ou “obscenos”, mas a definição do que seria proibido passa por constantes modificações cada vez mais rígidas, seja no âmbito de cenas de violência, insinuações de romance, demonstrações de afeto como beijos, posicionamentos políticos considerados controversos, entre demais conteúdos. Além disso, alguns artistas são encontrados por meio de denúncias específicas.

Em junho deste ano, o site taiwanês Haitang experienciou a pressão direta de autoridades chinesas, que com uma alegação de evasão fiscal, buscaram os dados de autores independentes que publicavam suas obras na plataforma. Leitores chineses na rede social Weibo relatam que a acusação de evasão fiscal é comum para justificar a procura por autores que escrevem conteúdos banidos, já que estes adquirem renda com uma atividade que é considerada ilegal na China. Em contrapartida, os autores publicavam em domínios no exterior para fugirem das restrições impostas no país.

A ação teve como resultado um cenário de evasão de escritores nas redes sociais, exclusão de livros variados, mudança nas políticas do site Haitang para autopublicação e prisão de alguns autores. 

Apesar da alegação inicial de evasão fiscal, a irmã mais nova de YunJian publicou ontem (16/10) em seu Weibo o aviso oficial de prisão da escritora, em que consta a acusação sob as disposições do artigo 82, acerca de produção e distribuição de “materiais obscenos com fins lucrativos”. O post já conta com mais de 60.000 compartilhamentos na rede social, onde a irmã da autora conta maiores detalhes da situação emocional da família e também afirma que toda a renda do trabalho de YunJian nos últimos anos será apreendida. 

A sua família atualmente contraiu dívidas na tentativa de devolver valores que seriam correspondentes a toda a sua renda de escritora na última década, assim como na tentativa de estabelecer uma fiança para a sua soltura e pagar os honorários da defensoria. A irmã de YunJian se posiciona informando que a família compreende que ela deve pagar pelo que fez, mas que estão sem conseguir vê-la desde junho, já que ela só pode ser visitada pelo advogado de defesa.

 “Ela é realmente muito diligente, mas no final, cada palavra que ela escreveu no passado tornou-se agora a base para a sua sentença. Não só todos os seus royalties ao longo dos anos precisam ser reembolsados, mas ela também enfrentará pena de prisão e multas elevadas no futuro.”

A pena de YunJian pode ser aumentada não apenas pelas questões do lucro presumido, mas considerando o número de visualizações dos capítulos no site oficial, mesmo que as visualizações não tenham gerado uma renda direta. Devido ao alto número de acessos em suas obras, que somam mais de 250.000, sua pena pode ser de até 10 anos de prisão. Um dos questionamentos de leitores no X e Weibo foi sobre crimes violentos terem penas muitas vezes menos severas do que as para escritores que produzem livros com temas proibidos dentro do país.

*Gostaríamos de reforçar que as informações inseridas na notícia não devem ser utilizadas no fomento de ofensas contra pessoas de uma nacionalidade específica. Falar sobre censura é uma discussão relevante em escala global, e temos exemplos atuais de vários países com práticas que vão contra a arte e suas formas de expressão, mesmo que por meio de medidas diferentes. Discursos que sugerem superioridade em mídias que foram rigidamente controladas dentro de diretrizes específicas de moralidade não apenas precarizam o trabalho de artistas, como podem fortalecer o apagamento histórico de diferentes comunidades minoritárias.

Texto por Ana Sagnier.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *