MangásPanini

MB Review: Mangaká da Favela #1

Hiroto Takei é um mangaká de 30 anos que, apesar de seu talento, não obteve muito sucesso em sua carreira. Sem conseguir serializar nenhuma obra e com apenas três one-shots publicados, Takei se vê desmotivado e decepcionado com suas perspectivas de vida. Em busca de uma nova inspiração, o autor decide viajar para o Brasil.

Ao chegar em São Paulo, Takei acaba se perdendo e vai parar em uma das comunidades da cidade. Apesar do grande choque inicial com a violência, ele conhece João, um garoto de 15 anos que mora na comunidade e sonha em se tornar um mangaká.

Encantado por conhecer um profissional de verdade, João apresenta a Takei a realidade e as dificuldades enfrentadas por desenhistas brasileiros que almejam se tornar autores. Inspirado pela determinação do garoto, Takei decide ajudá-lo a alcançar seu sonho de se tornar um verdadeiro mangaká.

Mesmo abordando temas duros como a violência, Mangaká da Favela destaca o amor e o respeito que os brasileiros têm pelos mangás japoneses, mostrando como essa paixão já faz parte da nossa cultura — seja de forma direta ou indireta.

Um dos aspectos mais divertidos da série é o cuidado dos autores com a pesquisa sobre o Brasil, especialmente na parte artística. A obra retrata com precisão locais famosos, comidas típicas e até mangás já publicados por aqui, trazendo uma autenticidade que enriquece a narrativa.

Vale destacar que Sohachi Hagimoto, roteirista da série, manteve contato com diversos brasileiros durante a fase de pesquisa. Esses colaboradores estão creditados no final do volume, o que demonstra o comprometimento e o respeito dos autores com o público brasileiro.

Com um início promissor, Mangaká da Favela tem grande potencial ao explorar a paixão brasileira pelos mangás e ao mostrar como o encontro entre duas culturas pode romper barreiras criativas.

A edição brasileira, publicada pela Panini, segue o mesmo padrão de outros títulos da editora. Desta vez, além de um marcador de páginas, a edição inclui um shikishi com arte exclusiva e uma mensagem especial dos autores para o público do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *