MB Nacionais: Ritos de Passagem: Lembranças da Infância

Ritos de Passagem é a nova obra lançada pela editora Avec em 2020. 

A obra é um mangá nacional, escrita e desenhada por Lucas Marques, que foi premiada na ‘’13th Japan International Manga Awards’’ no ano de 2020. 

Sinopse: Ítalo e Érika fizeram uma promessa: eles seriam irmãos a partir do primeiro dia de aula. Apesar de ser fácil convencer seus colegas, a distância entre os dois aumenta a cada dia e as lacunas nessa relação dão lugar a sentimentos perigosos…

A história se passa na infância de Ítalo e Erika, amigos próximos que prometem um ao outro serem irmãos e cuidarem um do outro. O primeiro dia de aula chega e, junto dele, o primeiro: aquele lugar novo e desconhecido, cheio de crianças novas. Ambos se apresentam como irmãos gêmeos que conseguem “conversar por telepatia”, o que atrai a curiosidade das crianças da escola. Porém, ao conviverem mais nesse novo dia a dia da escola, ambos acabam se afastando cada vez mais um do outro, pois Erika passa mais tempo com as meninas. Ítalo consegue atenção após mostrar seus talentos no desenho e acaba sentindo que sua amiga-irmã está se afastando cada vez mais, o que faz com que o protagonista passe por uma montanha russas de sentimentos. 

Ritos de Passagem consegue trazer essa sensação de infância ao longo da leitura, nos faz lembrar dos nossos momentos na infância e até de amizades da época da escola. A obra também mostra o quão sensível são nossos sentimentos, e que às vezes temos pensamentos perversos quando estamos de cabeça cheia, que nos arrependemos depois e que as más influências acabam afetando nisso. Com certeza é uma obra que nos faz lembrar de lições que aprendemos ao longo do nosso amadurecimento. 

A arte da obra é relativamente simples porém bem competente,conseguindo passar bem as expressões e os sentimentos dos personagens quadro a quadro, com destaque em momentos dos quais o autor detalha bem alguns quadros para passar mais a intensidade da cena. 

O acabamento físico também está bem caprichado, capa cartão com orelhas e verniz localizado, miolo pólen soft costurado e colado, formato 14 x 20 cm e 146 páginas, custando R$29,90. 

Conheça essa e outras obras o autor: Aqui

O exemplar foi cedido pelo autor Lucas Marques para a Mangá Brasil fazer a análise da obra.

Review por @inkstudios21

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *