MB Animação: Você é o Culpado! – A magia e o sucesso de Detective Conan/Case Closed

Dia 17 de setembro de 2020.

Hoje é um dia bem especial. Um clássico da animação Japonesa está dando as caras oficialmente no Brasil pela primeira vez com sua série principal, sim meus caros , estamos falando de Case Closed, Meitanei Conan ou o famoso Detective Conan.

Falar de Detective Conan é “chover no molhado”, sucesso absoluto no Japão a ponto de um de seus filmes faturar mais na estreia que Vingadores – Guerra Infinita. Com mangá passando dos 100 volumes, com mais de 1000 capítulos, mais de 25 filmes, especiais, série spin-off, o excelente Magic Kaito e uma animação que passa a 26 anos initerruptamente passando dos 1000 episódios. Afinal de contas, por que Detective Conan tem todo esse sucesso?

A história aparentemente simples, gira em torno de Shinichi Kudo, um garoto prodígio que simplesmente ama mistérios e investigações, se tornando referência para resolução de casos que a policia tem dificuldades para resolver. Ao sair de um parque de diversões com sua melhor amiga e amor platônico, Ran Mouri, ele testemunha uma atitude suspeita entre 2 indivíduos. Ao tentar investigar, ele é descoberto e capturado, sendo forçado a  ingerir a droga APTX 4869, que tem como objetivo, matar o usuario sem deixar rastros. Porém a droga é experimental e ao invés de matar Shinichi ela acaba o transformando em uma criança de sete anos de idade.

Para proteger sua real identidade e tentar descobrir como chegar a organização daqueles 2 membros, Shinichi assume a identidade de Conan Edogawa, em homenagem a dois autores de mistérios Arthur Conan Doyle Edogawa Ranpo e passa a viver em companhia de sua amiga Ran Mouri e seu pai, o detetive particular fracassado Kogoro Mouri. Morando com os dois, ele tem liberdade para se manter nas investigações e tentar arrumar a cura para seu problema.

A partir dai começa as aventuras intermináveis de Shinichi /Conan resolvendo mistérios cada vez mais complexos utilizado Kogoro, protagonizando uma das marcas registradas da obra.

Por falar em marca registrada, são vários motivos que fazem Detective Conan um monstro da cultura pop japonesa, primeiro ele é um obra pra toda a família, do garotinho à vovó, todos podem se divertir com ele. É uma obra leve, com uma história fechadinha por episódio e por baixo um background mais complexo que anda lentamente. Vc pode ficar por vários capítulos sem ver/ler que vc não perde muito da história. Os personagens são bacanas, fofos e carismáticos, Shinichi /Conan assume inteiramente que é uma criança, se comportando como uma e gerando situações hilárias. Todos os personagens secundários são caricatos e bem desenvolvidos e os casos também são interessantes, garantindo um bom entretenimento.

A obra também vai evoluindo conforme o passar dos anos, ficando sempre atualizada e acompanhando as tendências sociais japonesas, não ficando datada ou desatualizada. Isso vale desde do roteiro até o traço/animação.

A Crunchyroll começará a partir de hoje a exibir os 42 primeiros episódios legendados , não sei pq os 52 completando as 2 primeiras temporadas mas enfim, é uma excelente oportunidade para conhecer esse universo fantástico que faz tanto sucesso no pais do sol nascente.

Detective Conan é criação de Gosho Aoyama desde 1994 na Weekly Shounen Sunday da editora Shogakukan a animação é exibida desde 1996 na NTV todos os sábados as 18:00.

Detective Conan. não é uma obra densa ou extremamente criativa ou com uma animação fantástica, mas ela cumpre o seu papel com louvor, que é entreter toda a família, conquistando um lugar no coração dos seus fãs e da maioria dos japoneses.

Eu super recomento e caso queira assistir clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *