Anunciado os Indicados ao 21º Prêmio Cultural Osamu Tezuka


O jornal The Asahi Shimbun anunciou os oito indicados nessa quinta-feira para o 21º Prêmio Cultural Anual Osamu Tezuka. Os prêmios comemoram as contribuições do pioneiro do mangá Osamu Tezuka (Astro Boy, Kimba o Leão Branco, Phoenix, Black Jack) ao reconhecer o mangá que melhor segue sua tradição.

Kujira no Kora wa Sajō ni Utaude Abi UmedaAkita ShotenA história do mangá acontece em um mundo coberto de areia. Um rapaz chamado Chakuro vive no vaso gigante da baleia de lama que flutua sobre o mar de areia. Chakuro e seus amigos nunca viram ninguém do mundo exterior, e passam seus dias ansiando por explorar e aprender sobre isso. Um dia, um navio arruinado de repente desemboca em terra, e Chakura encontra uma menina dentro.

Golden Kamuy
de Satoru Noda
Shueisha
Um soldado que era famoso para sua proeza na guerra Russo-Japonesa dirige agora a Hokkaido para a corrida do ouro para uma determinada finalidade. Em busca de um vasto tesouro escondido pelo povo Ainu, ele enfrenta criminosos e o poder esmagador da mãe natureza. Lá, ele conhece uma garota Ainu que salva sua vida.

SAD GiRLde Kan TakahamaLEED Publishing Co., Ltd.Contém cinco mangás curtos, com a história do título centrada em Shiori Murakami, uma dona de casa. Depois de overdose em pílulas para dormir, ela é levada às pressas para o hospital. No dia seguinte, ela desaparece, para nunca mais ser vista.

Shōwa Genroku Rakugo Shinjūde Haruko KumotaKodanshaA história do mangá gira em torno de um prisioneiro maduro que foi liberado no bom comportamento durante a era de Showa Genroku de Japão (1960s ao início dos anos 70). Ele é chamado Yotarō por outros, um termo que significa um “anti-herói” ou um “homem tímido”. Quando retorna à sociedade, começa uma vida nova no rakugo (narração cômica). Tocado pelo papel de Yakumo como o “ceifador”, ele pede ao mestre que o leve como aprendiz.

Tokusatsu Gagagade Niwa TanbaShogakukanA história do mangá se centra em Kano Nakamura, uma funcionária de 26 anos, vista como altamente desejável em seu local de trabalho, mas na verdade é uma tokusatsu geek. Ela vive com medo de ser descoberta, esgueirando-se pela cidade para pegar brinquedos de cápsula para seus programas favoritos, cantar canções tokusatsu sozinhas em karaokê e viver sua vida com o credo de seus heróis em seu coração.

Dokonjō Gaeru no Musumede Yūko ŌtsukiHakusenshaUm mangá autobiográfico que focaliza particularmente na infância tumultuosa da autora como a filha de Yasumi Yoshizawa, o autor do mangá de Dokonjo Gaeru para que este mangá é nomeado após. No mangá, Ōtsuki mostra quão instável sua situação familiar foi mesmo quando seu pai conquistou fama pelo mangá.

Hana ni Somude Fusako KuramochiShueishaA história gira em torno de Kano Sogabe, uma garota que, através do tiro com arco, conheceu seu melhor amigo Haruta. Quando Haruta perde sua família em um acidente trágico que também reivindica o santuário que ele chamou de casa por anos, ele é levado para Kansai para cuidados psiquiátricos. Kano não o viu desde então. No ensino médio, Kano atingiu uma queda em seu tiro com arco, e tenta fugir dele temporariamente apenas para voltar a ele novamente. Agora, Haruta retorna, mas ambos mantêm distância um do outro.

Rainmande Yukinobu HoshinoShogakukanTaki Amamiya é notificado do suicídio súbito de seu gêmeo que ele nunca soube que existia. Mas para Taki, que trabalha relutantemente no Parapsychology Research Institute, foi apenas o prelúdio de uma cadeia de eventos mais chocante. Depois de seguir a recomendação da polícia para investigar o assunto mais profundamente, eles encontraram um fato surpreendente: Taki não tem cérebro.

A comissão deste ano – composta pela atriz Anne Watanabe, o autor Kazuki Sakuraba, os criadores de mangá Machiko Satonaka e Tarō Minamoto, o professor e estudioso Shōhei Chūjō, o editor de mangás Haruyuki Nakano, o crítico de mangá Nobunaga Shinbo e o autor e pesquisador de mangás Tomoko Yamada – Títulos recomendados por especialistas e funcionários da livraria. Para ser elegível, o mangá teve que ter um volume compilado publicado em 2016. Golden Kamuy, de Satoru Noda,  foi nomeado pela segunda vez em uma fileira. Esta é também a segunda vez que Shōwa Genroku Rakugo Shinjū mangá de Kumota foi nomeado, depois de ser nomeado no 17º prêmio em 2013.

Os vencedores serão anunciados no Asahi Shimbun no final de abril, e Asahi Shimbun será palco de uma cerimônia de premiação em Tóquio em 31 de maio.

No ano passado, sete títulos foram nomeados, e Hanagami Sharaku de Kei Ichinoseki e Yotsuba &! De Kiyohiko Azuma! Ganhou o Grande Prêmio. Machida-kun no Sekai de Yuki Andō ganhou o prêmio de Novo Criador. Jimihen de Tatsuya Nakazaki ganhou o prêmio curto do trabalho.

Fonte: ANN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *