MB Nacionais: Teerra & Windy, porque honra e amizade são eternos

JBC Mangás Nacionais

Em fevereiro eu fiz uma postagem aqui na Mangás Brasil sobre a coleção de trabalhos da autora Cah Poszar, incluindo Teerra & Windy, que seria relançado pela Editora JBC, no selo Start. Teerra & Windy começou a ser publicado no site Inkblazers, depois no Tapas, em seguida ganhou duas edições físicas, e agora, está ganhando edições digitais e físicas (impressão por demanda) na Editora JBC.

Em Teerra & Windy, acompanhamos o jovem arqueiro Luka, que acompanhado da loba Teerra e da harpia Windy, busca uma maneira de sair do território do reino onde vive, mas para isso, Luka precisa de um passe especial. Uma das opções para ganhar esse passe é competir em um torneio de arco e flecha, oferecido pelo clã dos Olhos de Águia. Porém Luka é cego de um olho, então as pessoas começam a duvidar de suas capacidades como arqueiro, dizendo que ele está trapaceando, além de não verem com bons olhos o fato de ele estar sempre acompanhado e conversando com animais selvagens.

O líder do clã Olhos de Águia, Leon, não gosta da presença do forasteiro Luka na sua competição, principalmente quando Luka derrota seu pupilo, Ícaro. Para não passar vergonha, Leon elimina Luka da competição acusando-o de trapacear. Depois Leon manda alguns capangas atrás de Luka para se vingar da humilhação sofrida.

Pouco depois temos uma lembrança do primeiro encontro de Teerra e Windy com Luka, que foi abandonado na floresta ainda criança, por ser cego. As duas o adotam, ensinando-o a caçar e a se defender, além de Windy doar um olho a Luka. Com isso os três formam um laço de amizade muito forte, sobrevivendo aos ataques de pessoas que querem matar os dois animais, por causa de suas peles e penas. 

Não pretendo dar spoilers do primeiro volume, mas para poder introduzir o segundo, preciso fazer alguns avisos: Luka consegue um passe para fora do reino, e os três conseguem viver suas aventuras do lado de fora. Lá, Luka consegue visitar o mar e definir seu próximo objetivo: encontrar Caipora para que ela possa ajudar a fazer com que os humanos parem de caçar espíritos da floresta, como Teerra e Windy. Esses espíritos são humanos que foram honrados em vida, morreram em batalhas e foram escolhidos pela Caipora para proteger a floresta.

No caminho até Caipora eles encontram um novo espírito da floresta e também descobrem os horrores da guerra dos humanos. A caça aos espíritos é motivada pela busca do rei do Reino Carmesim (o reino de Luka) pela imortalidade. Caipora tem um plano para parar com a caça aos espíritos e para isso, ela recruta os espíritos da floresta, com a intenção de atacar o reino, e assim parar com essa caça sem sentido!

Nesse volume temos algumas revelações, como as versões humanas de Teerra e Windy e as suas histórias de vida, além de informações sobre a família de Luka e parte da ação relativa à luta final.

Em Teerra & Windy, a autora teve maior liberdade e criou um universo mais amplo, onde pudemos ver uma maior influência de RPGs, com diversos clãs especializados e diferentes classes. Além disso, a autora conseguiu trabalhar melhor sua narrativa, criando sub-tramas e expandindo o leque de personagens, trabalhando bem com esses personagens secundários.

Eu tive o prazer de ter acesso aos dois tipos de publicação da história de Teerra & Windy. Primeiro, uma edição física publicada pela autora e depois, na versão digital da JBC. Na versão digital temos uma gama de cores mais vivas do que o papel conseguiria representar! Há também uma revisão do texto e mudança no tamanho dos textos nos balões de fala, algumas vezes aproveitando melhor o espaço, principalmente em falas em tom de grito, dando um bom contraste com as falas em tom normal. Porém, e aqui não sei se é a minha versão do Play Livros, as páginas duplas não estão juntas (mostradas em uma única imagem), o que faz com que aja uma perda de espaço.

Na versão digital, temos alguns extras, como o processo de criação da história, informações sobre o roteiro, storyboard, rascunho das páginas e temos também uma apresentação das personagens principais. No segundo volume temos um epílogo bem bonitinho, seguido dos agradecimentos, uma pequena história de como a série surgiu e algumas curiosidades. Não esquecendo do prólogo, que é um capítulo novo, escrito especialmente para essa publicação, mostrando o primeiro encontro de Teerra e Windy com Luka.

Caso você esteja procurando um mangá com elementos de RPG, com uma história sobre união e amizade, em um mundo medieval fantástico e uma narrativa voltada às personagens, Teerra & Windy é para você! A edição física pode ser encontrada na loja da autora e as edições digitais no Kindle, Kobo, Google Livros e iBooks.

Loja da Autora

Prólogo

Volume #01 

Volume #02

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *