MB HQ’s: Mocha Dick
A cultura latino-americana é de uma autenticidade ímpar, com uma beleza exótica e uma riqueza imensurável de muitas lutas e duras conquistas, além banhada em um misticismo único. Os quadrinhos não poderiam ser diferentes. Com esse pensamento, somos apresentados a uma lenda que deu origem a um dos grandes clássicos da literatura. Estamos falando de Mocha Dick.
A lenda de Mocha Dick é considerada a história que originou o clássico romance de Herman Melville, Moby Dick, e vem de uma lenda mapuche, onde 4 mulheres assumiram a forma de baleias para proteger moradores e pescadores da ilha de Mocha, no Chile. Houve diversos registros de baleias brancas extremamente agressivas, que atacavam os navios em momento de fúria por capitães de navios. Especificamente de uma, que era branca e mortal.
O termo Dick, vem do pejorativo de pênis em inglês. Isso era uma forma de retratar a violência e o poder do ataque da baleia branca. Ela foi morta e sua carcaça tinha incríveis 21 metros.
Sua história foi sendo contada até os dias de hoje, e o ilustrador Gonçalo Martínez e o autor Francisco Ortega fizeram a sua releitura deste fato importante para os moradores de Mocha.
A história é contada por Caleb Hiemam, um inglês herdeiro de uma das maiores empresas marítimas da Inglaterra, que aos 15 anos se voluntaria para aprender sobre os negócios da família. A história de Caleb é narrada em duas partes: em sua velhice como pastor protestante e em sua juventude, onde ele faz amizade com o mapuche Aliro Lefrataru, que abandona sua vida com o objetivo de ser o melhor arpeiro do mundo.
Lefrataru, apesar de ser ambicioso, é muito apegado à cultura de seu povo. Então, quando um navio aparece praticamente destruído deixando um rastro de morte, ele sabe que o isso significa, e decide voltar à sua terra. Caleb acompanha o amigo e fica fascinado com o modo de vida dos mapuches, sendo adotado por eles.
Porém, a crueldade do homem fala mais alto, e uma caçada sem limites a baleia se dá. Lefrataru encara como missão de sua vida proteger a história de seu povo e a baleia.
Começa, então, uma jornada incrível que tem um final surpreendente. O modo que a baleia marca a vida de Caleb é o grande ponto da HQ. Tudo na vida dele é devido a ela.
A narrativa de Francisco Ortega é simplesmente espetacular, misturando elementos da cultura mapuche com sua história ambientada em uma época das grandes navegações e caça predatória das baleias.
A mensagem é muito mais ampla e profunda do que em Moby Dick. Onde o homem é o grande vilão e a grande vítima de sua insensatez e ignorância.
Mesmo Caleb, que acaba sendo o nosso narrador, tem sua vida mudada e impactada com esses eventos, resultando em um lado mais humano e uma mensagem que é atual.
A arte de Gonçalo Martínez à primeira vista parece ser simples, mas é rica em simbolismo e detalhes, tornando-se agradável.
Os personagens são ricos e interessantes, mas devido a história ser curta não há uma camada de evolução, só no protagonista.
A versão da editora Conrad é simples com capa em brochura, orelhas e verniz localizado na capa. Tem como destaque o amplo glossário, deixando qualquer leigo a par de todos os acontecimentos da HQ.
O ponto negativo é o fato de ser extremamente curta, com 119 páginas. Talvez um melhor desenvolvimento com mais páginas teria tornado a obra ainda mais interessante.
Mocha Dick é uma obra maravilhosa, que valoriza a cultura latino-americana com uma lenda fantástica que de certa forma foi roubada com o sucesso literário de Moby Dick. A HQ é uma aula de história e de temas atuais como meio ambiente e comportamento humano. Se você se interessa por esses assuntos, a história te agradará muito.
Agradecemos a Conrad Editora pelo volume cedido.