MB Listas: 9 Mangás de Esportes publicados no Brasil

 

    Mangás de esportes publicados no Brasil são quase lendas, não é? Mesmo em um país que respira esporte como o nosso parece que o gênero não agrada muito aos leitores. Com isso, deixamos de apreciar vários e ótimos mangás esportivos no decorrer dos anos. Parece que agora o nosso momento chegou, com três títulos anunciados ainda para este ano, resolvemos montar essa lista de Mangás de Esportes publicados no Brasil.

Slam Dunk

    Não dá pra pensar em mangás de esportes e não se lembrar de Slam Dunk. Um marco do gênero no Japão, a obra de Takehiko Inoue não foi só sucesso em terras nipônicas, como também em por todos países que foi publicado. Até hoje, mesmo depois de mais de 30 anos de sua publicação, o mangá ocupa o TOP 10 mais vendidos da Jump, além do peso de difundir e popularizar o basquete no Japão.

Em Slam Dunk, acompanhamos a vida de Hanamichi Sakuragi, um valentão que acaba de receber seu 50º fora. Mesmo triste, mais uma vez ele acaba se apaixonando, e dessa vez é pela Haruko, uma moça que ama basquete e é irmã mais nova do capitão do time da escola Shohoku. Determinado, Hanamichi decide entrar para o time de basquete da escola para impressionar a moça, mesmo não sabendo nada sobre o esporte. 

 No Brasil, foi publicado pela Conrad, no formato tankobon, e pela Panini baseado no kanzenban.

Speed Racer – Mach Go Go Go

 Sim, corrida é esporte!

        Essa é pra galera um pouquinho mais velha, que curtia as manhãs da sábado na TV Manchete assistindo aquele rapazinho que tinha sede de ser o maior piloto de carro do mundo, estamos falando do Speed.

        O famoso Speed Race, rapaz apaixonado por velocidade, pilota seu carro de corrida Mach-5 enquanto combate o crime e tenta ser o campeão mundial. As aventuras do garoto sempre são acompanhadas por seu irmão mais novo Gorducho, sua namorada Trixie e seu macaquinho. Além dos bandidos, só uma pessoa é capaz de atrapalhar o sonho do Speed, o Corredor X.

No Brasil, foi publicado pela NewPOP. 

Hikaru no Go

    O esporte dessa obra é o Go. De origem chinesa e muito popular na Ásia, Go é um jogo estratégico de tabuleiro. Da parceria da autora Yumi Hotta no roteiro e do artista Takeshi Obata, famoso pelas obras Death Note e Bakuman, nasceu o mangá Hikaru no Go.

    Sai Fujiwara é um mestre em Go, um jogo de tabuleiro que exige raciocínio logico e estratégia. Ele ensinou um imperador na era Heisei e seu maior objetivo era conseguir a “jogada divina” dentro do jogo. Sai falece sem cumprir o seu sonho e sua alma fica presa em um tabuleiro de Go. Séculos depois, Sai encontra o jovem Hikaru, um garoto que herdou o tabuleiro de Go de seu avô e que simplesmente odeia o jogo! Assim, começa a jornada da dupla em uma emocionante vida no universo de um dos jogos mais tradicionais do oriente. Com a arte do consagrado Takeshi Obata e historia de Yumi Hotta, Hikaru no Go foi o grande ganhador do Shogakukan Manga Award de melhor Shounen no ano 2000.

Aqui no Brasil, foi publicado pela Editora JBC.

Kuroko no Basket

        Kuroko no Basket veio e já fez sucesso na Jump em sua época de publicação. Outro mangá de basquete, que até poderia viver na sombra de Slam Dunk, mas não foi bem isso que aconteceu. A obra agradou os fãs e o anime alavancou suas vendas. Não é a toa que a obra de Tadatoshi Fujimaki chegou ao Brasil depois de inúmeros pedidos dos fãs.

    Em Kuroko no Basket conhecemos o jovem Kuroko, um rapaz que não se destaca e muitas vezes acaba passando despercebido no ambiente que se encontra. Kuroko é novato no colégio Seirin e decide que irá participar do time de basquete da escola. O que ninguém sabe é que ele fazia parte da Geração dos Milagres do seu colégio anterior,  Teiko.     Kuroko era o sexto homem daquele super time que ninguém conseguia derrotar. Marcas do passado vem à tona quando ele começa a jogar contra seus antigos amigos de time, que agora estão jogando por outras escolas.

 No Brasil, publicado pela Panini.

Pride

    Quando se fala em mangá de futebol qual é o primeiro que te vem à cabeça? Captain Tsubasa certo? Mesmo com um grande fandom no Brasil, a obra ainda é inédita por aqui. Mas o autor não! Pride, de Yoichi Takahashi, chegou por aqui em 2017 e, mesmo só possuindo 4 volumes, o mangá foi cancelado com apenas 2 publicados.

    Pride aborda temas mais adultos, diferente de Captain Tsubasa. O mangá seinen conta a história de três jogadores importantes da primeira divisão da J-League (liga japonesa de futebol) que, por causa de condições diversas, acabam tendo que jogar a segunda divisão e, mesmo assim, se mostram orgulhosos apesar dos contratempos. A história desses jogadores é baseada em histórias reais.

No Brasil, começou a ser publicada pela Nova Sampa, mas foi cancelada.

Air Gear

        É o mangá de esportes com mais volumes, até o presente momento, que já foi publicado aqui no Brasil. Air Gear é do autor Oh! Great, conhecido pelas obras de Tenjhou Tenge e Bakemonogatari. Com seus 37 tomos, esse mangá nos ganha pelas artes de suas capas.

    Itsuki Minami e um órfão que mora com belas irmãs Noyamano, um delinquente “gente boa”, ele e sua gangue acabam humilhados por uma gangue rival sendo salvos por uma gangue lendária de Storm Riders, os Sleeping Forest. Com o orgulho ferido, Itsuki busca vingança através dos Air Tracks(uma espécie de patins), mas ao mesmo tempo ele é seduzido com a sensação de liberdade e os perigos do submundo dos Storm Riders. Obra de Oh! Great, famoso por sua arte com personagens sensuais.

 Aqui no Brasil, publicado pela Panini.

Super Onze

        O primeiro mangá de futebol publicado no Brasil, Super Onze veio num formatinho parecido com os gibis da Turma da Mônica. Seus volumes foram divididos e, de dez encadernados originais, se tornaram 34 revistas. Foi um formato inovador que facilitou bastante a publicação da obra Tenya Yabuno no Brasil.

     O goleiro mirim Mamoru Endou é um garoto louco por futebol e seu sonho é fazer o clube de futebol da escola voltar a ser o lendário “Super Onze”. Para isso ele precisa motivar os colegas da classe e até convencer o amigo Goenji a voltar a jogar bola! Endou e o clube vão enfrentar seu primeiro adversário, o Instituto Imperial! Esse mangá de superação é super divertido e engraçado!! MÃO FANTASMAAAAAAAAAAAAAA!

Aqui no Brasil, publicado pela JBC.

Angry

        Angry é um manhwa, quadrinho coreano. Dos autores Yoo Kyun Won e Kim Jae Yeo, o enredo é  centrado no judô.

        A trama se desenvolve quando Suk Dong-Min, um jovem orfão que aprende a lutar judô e só tem um único golpe, derrota a principal aluna do dojo, Cho Ha-Seo. Cho havia feito uma promessa para si mesma que, quem a derrubasse, ela iria se casar. Em contrapartida, temos Yun-Ki, um jovem que é apaixonado por Cho Ha-Seo, que estava treinando pra derruba-la e assim se declarar. 

 Aqui no Brasil, publicado pela Conrad.

BB Project

Mais um título que não tem sua origem no Japão. BB Project é um mangá francês de Kaze. Possui 5 volumes, mas o título foi descontinuado em seu país de origem.

A história tem início com um jovem, Franck Leclerc, que acaba de se mudar da França para o Japão e está em seu primeiro dia na escola e, já de cara, se mete em uma confusão tentando salvar um aluno que está sofrendo bullying. Nos bastidores da cidade, rola uma guerra secreta entre defensores dos Gaijins (não japoneses) e os que não são. Franck acaba envolvido nessa batalha a partir do momento que eles decidem organizar um torneio entre ambas as partes: O Black Boat Project.

Aqui no Brasil, publicado pela Alto Astral.


Vem aí! Anúncios nacionais para Mangás de Esporte:

Real

    Outra obra de basquete de Takehiko Inoue. Diferente de Slam Dunk, Real é uma história mais adulta, com plano de fundo o basquete em cadeiras de rodas.     O basquete aqui não é o foco principal da história, mas é usado para demonstrar como a paixão nesse esporte pode ter um papel importante na superação de situações muito difíceis. Essa é uma história realista, profunda e sensível, que lida com as pequenas e grandes tragédias da vida, mas com um sentimento interior de força e esperança. Aqui no Brasil, será publicado pela Panini. 

Ping Pong

  

 Mais um mangá espetacular de Taiyo Matsumoto. Quem já leu Tekkon Kinkreet e está acompanhando Sunny, conhece como esse autor sabe fazer um maravilhoso slice of life.    Nessa obra, acompanhamos dois amigos de infância, Smile e Peco. O primeiro é bastante reservado, sem emoção, enquanto o outro é muito extrovertido, amigo de todos. Ambos entram para o clube de ping pong da escola. E, após uma derrota esmagadora para um estudante chinês, mesmo sendo o melhor do time, Peco decide abandonar o esporte. Smile, mesmo nunca tendo ganhado de seu amigo de infância, é um ótimo jogador, mas sempre esbarra na questão psicológica para ganhar seus jogos.        Aqui no Brasil, será publicado pela JBC. 

Haikyu!

     Apesar da chama em nossos corações estarem sempre acessa, os fãs de Haikyu! já estavam menos esperançosos pois mais um ano havia se passado e a obra de Haruichi Furudate não tinha sido anunciada no Brasil. Até que aquela postada de euforia chegou, após um vídeo da JBC em que eles simularam um ataque de volêi. Enfim, Haikyu! daria as caras por aqui. 

    Hinata Shoyo é um estudante, baixinho, que tem um sonho em se tornar um grande jogador de vôlei. Ele se inspira no “Pequeno Gigante”, um atleta que, assim como ele, tem menor estatura e mesmo assim é um dos principais jogadores do Japão. Seu sonho está cada dia mais próximo quando ele entra para o colegial e se junta ao clube de vôlei do Karasuno, onde ele encontra um antigo rival que agora se tornará um dos companheiros de time. 
Aqui no Brasil, será publicado pela JBC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *