MB Animações: Horimiya – As Descobertas do Primeiro Amor

Recentemente, tivemos o encerramento do anime Horimiya e, com isso, uma *divisão* de opiniões. Muitos acharam que o anime foi um pouco “rushado”; enquanto outros já acreditam que a história foi bem contada.

Originado do mangá homônimo, já encerrado em 16 volumes, o anime conta a história do romance de Izumi Miyamura e Kyouko Hori.

Sinopse: Embora admirada na escola por sua bondade e habilidade acadêmica, a estudante Kyouko Hori esconde outro lado dela. Com os pais muitas vezes longe de casa devido ao trabalho, Hori tem que cuidar do irmão mais novo e fazer as tarefas domésticas, sem ter tempo para socializar fora da escola. Enquanto isso, Izumi Miyamura é visto como um otaku obsessivo que usa óculos. No entanto, ele é realmente uma pessoa gentil e inepta para estudar. Além disso, ele tem nove piercings escondidos atrás de seus longos cabelos e uma tatuagem nas costas e no ombro esquerdo. Por puro acaso, Hori e Miyamura passam um pelo outro fora da escola, nenhum parecendo como seria de esperar. Esses pólos aparentemente opostos se tornam amigos, compartilhando um lado que nunca mostraram a ninguém.

O mangá não tem uma narrativa grandiosa. No começo, o romance é bem desenvolvido e até bem mais rápido do que estamos acostumados. Os personagens são cativantes, cada um tem sua particularidade – incluindo os secundários – mas se perdem nessa imensidão de capítulos. Quem já leu até costuma dizer que, por volta do capítulo 40, o mangá deixa de ser algo novo e vira um eterno slice of life onde não acontece nada que agrega à história original.

Assim, diferente do mangá, fica claro que tudo que é importante pra construir uma boa narrativa está bem fechado em apenas 13 episódios. Os arcos são bem explorados na adaptação, tirando aquela parte “maçante” e contando uma boa história de amor, que até incluí espaço para os personagens secundários.

O final não foi algo surpreendente – e até diria que foi desanimador – e, dado o período em que o mangá foi escrito, esse foi um detalhe que me chateou bastante. Claro que, se tratando de um romance, mesmo que fechado, nós sempre esperamos mais. E mesmo tendo um time skip, isso não foi o bastante pra se tornar satisfatório. A parte boa da adaptação é que esses capítulos finais do mangá (que não agregam) não existem e conseguimos desfrutar melhor toda a história.

Horimiya é um romance que, apesar de sair à frente de muitos, pelo fato de ser mais desenvolvido e próximo da realidade, pecou em se alongar demais e acabou se perdendo no meio do caminho. Assim creio eu que, pra quem apenas quer ficar no anime, não acaba perdendo muita coisa e acredito que até pode gostar ainda mais da obra.

O anime de Horimiya finalizou dia 4 de abril com 13 episódios. Fez parte da temporada de Inverno de 2021 e foi produzido pelo Studios CloverWorks. Gêneros: Slice of Life, Comédia, Romance, Escolar, Shounen.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *