MB Review: :REverSAL
Ayame Matsuyuri vive com sua mãe e seu irmão em uma Kyoto alternativa que ainda segue os antigos costumes japoneses. Ao mesmo tempo que é treinada para se tornar uma gueixa, sonha em se tornar uma heroína como as que vê em séries de TV de estilo Super Sentai.
No entanto, sua vida muda completamente depois de salvar um sujeito misterioso que deixa para trás um videogame que leva Ayame para um outro mundo onde terá que lutar por sua vida enfrentando uma horda de mortos-vivos!
Anunciado em 2021, :REverSAL é um mangá seinen que mistura gueixas, super sentai, battle royale e o tão saturado gênero dos zumbis. A princípio achei a proposta interessante, ainda mais quando levamos em conta que este é um mangá com uma garota protagonista e fã de Tokusatsu. Não é sempre que vemos esses dois elementos juntos numa mesma obra.
A protagonista da série é uma garota determinada e com a personalidade de um herói clássico de produções japonesas com roupas coloridas e soltando faíscas! E a Ayame é justamente o ponto alto. A obra se resume a cinco personagens centrais e tirando a personagem com o mesmo nome da Ayame, todo o restante do elenco da obra considero desinteressante e mal desenvolvidos. Algo que por um lado é bom já que em muitas obras o que mais temos é protagonistas que não são protagonistas e os personagens secundários são bem melhores. Mas fica aquele sentimento de que a autora podia ter desenvolvido melhor os outros.
Outro ponto onde a autora acerta e erra ao mesmo tempo é na questão do jogo. Temos aqui um bom exemplo de battle royale quase que nos mesmos moldes de um Fortnite, com caixas que seriam o loot, contendo kit médico e até armas. Contudo, não vemos em momento nenhum os personagens indo em busca desses recursos. Eles atiram livremente e suas munições nunca acabam. É interessante que tal elemento de battle royale esteja presente na obra mas ao mesmo tempo não vejo muito sentido dela existir se de fato não será algo recorrente a ser utilizado. O mangá ainda contém bastante violência gráfica com cabeças e corpos explodindo em vários pedaços, o que pode agradar os fãs de gore apesar da arte não ser das mais detalhadas que existe.
:REverSAL traz uma protagonista interessante e diferente do habitual existente em outras publicações. Mesmo abordando um tema tão saturado como zumbis, ainda assim é um bom passatempo. Creio que o público mais jovem antenado em jogos e zumbis deva apreciar bem a obra. A dica que dou é que aguardem por um desconto para garantir esse curioso e sanguinário mangá.