MB Reviews: As Crônicas da Era do Gelo – O Outro Lado de Jiro Taniguchi

Em Maio de 2021, a editora Pipoca & Nanquim começou a publicar no Brasil o mangá ‘’As Crônicas da Era do Gelo’’, de Jiro Taniguchi, autor de outras obras publicadas no Brasil, como ‘’Gourmet Solitário’’ e ‘’O Homem que Passeia’’ (ambas da editora Devir). As Crônicas da Era do Gelo começou a ser publicada em 1988 no Japão e é completa em 2 volumes. Aqui no Brasil, o segundo e último volume está previsto para sair em Junho de 2021. 

O mangá começa mostrando ao leitor um pouco do universo o qual se passa a obra, retratando a Oitava Era Glacial, onde toda superfície terrestre encontra-se sob efeito de um fortíssimo resfriamento climático em nível global. E o foco aqui é uma estação mineradora de carvão mineral, chamada Talpa, escondida no subterrâneo das geleiras, sob jurisprudência da ‘’Abyss’’, a capital desta ilha. Logo de cara, o autor deixa o leitor ambientado, mostrando como vivem os funcionários da Talpa, seu dia-a-dia, quais são suas funções e quais são as dificuldades que eles estão passando. 

Somos apresentados ao ‘’protagonista’’ dessa história, chamado Takeru Yamato, que devido a um ‘’determinado acontecimento’’ é obrigado a se tornar o diretor da Talpa. Porém, nem tudo são flores, e vemos que há diversos problemas na Talpa e que a situação começa a piorar devido a uma mudança climática inexplicável. Alguns de seus funcionários acabam de “saco cheio” de todos os problemas e sem perspectiva de uma melhora e decidem ir embora da Talpa. Ao sair, são pegos de surpresa com fortes ventos e sofrem um grave acidente, iniciando-se assim a primeira missão de Takeru, em direção ao resgate. 

Apesar de simples, o resumo inicial da história apresenta um pouco mais do universo no qual se passa a obra. Mesmo mostrando bem pouco da tal capital Abyss e as criaturas que vivem nesse mundo como baleias, ursos e aves, e apesar de algumas coisas parecerem gratuitas e sem finalidade, acabam fazendo ligação com o caminhar da trama, como por exemplo, o pai e filho que acabam sendo atacados por uma baleia no começo da história. 

As Crônicas da Era do Gelo é um mangá com uma pegada totalmente diferente de outros mangás de Jiro Taniguchi que foram publicados aqui, é uma ficção científica. E nem por isso Jiro deixa de fazer aquilo que sabe fazer bem: contemplar o ambiente, o qual o leitor é imerso. Há diversos quadros que mostram locais da Talpa, das geleiras, e tudo muito bem detalhado, fazendo com que o leitor consiga ‘’entender’’ o universo o qual a obra se passa. A arte aqui é um espetáculo, há quadros em que o leitor pode parar e admirar a arte de Jiro Taniguchi, principalmente nas capas de cada capítulo, e lembra muito a arte de Katsuhiro Otomo, em Akira. 

Como volume 1, As Crônicas da Era do Gelo tem um ótimo início, ambientando bem o leitor e terminando com uma parte mais ‘’mística’’ da obra, porém é muito cedo para dizer se a obra como um todo terá um desfecho satisfatório, sabendo que o próximo volume encerrará a história. A obra ainda pode ser comprada com 30% de desconto na Amazon levando os dois volumes até o lançamento do segundo e com certeza, até o momento, é uma obra que recomendo, restando a torcer para que a história não tenha um desfecho corrido, visto o interessante universo no qual é apresentado neste primeiro volume. 

A edição física está muito bem caprichada, como de padrão das demais obras publicadas pela Editora Pipoca & Nanquim. O formato é o mesmo dos outros mangás da editora, capa cartão e sobrecapa com verniz localizado. Este primeiro volume tem 276 páginas, sem nenhum extra, somente com as guardas internas coloridas.

Onde comprar: 

Volume #01

Volume #02

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *