MB Classic: Initial D

Ah, os anos 90… Um período para muitos, assim como eu, de descobrimento de obras populares no Japão que viraram verdadeiras febres no Brasil. Evangelion, Cowboy Bebop e a obra de hoje conquistaram muitos fãs de animes e mangás, e principalmente muitos daqueles que não eram fãs anteriormente. Hoje vamos falar de um desses clássicos dos anos 90, Initial D.

Vamos para um Japão onde as corridas de ruas são o foco, diversas lendas aparecem e desaparecem na mesma velocidade feroz que atacam nas curvas. Vamos a província de Gunma, lá uma lenda que um Toyota AE86 era o mais veloz carro da região, mas do mesmo modo que ele apareceu ele sumiu das ruas. Nosso protagonista, Takumi Fujiwara ajuda o pai na entrega de Tofus da loja da família. Os tofus são entregues todas as manhã e precisam chegar frescos e sem estarem muito mexidos. E para isso precisa ser rápido e ter um bom controle naquelas curvas das montanhas de Gumma. Takumi vem fazendo isso desde dos 13 anos de idade (o que é ilegal galera) e aos 18 ele inconsequentemente consegue dominar todos os aspectos de corrifa, pois seu pai, Bunta, era uma das lendas que dominavam a corrida de rua no Japão.

Em uma noite, ele é convencido por seu amigo Itsuki a substituir numa corrida o líder do grupo Akina SpeedStars, após descobrir que Takumi derrotou o principal piloto do time RedSuns num treino do mesmo e entrega de tofu do protagonista. Após derrotar novamente o time RedSuns e seu piloto (Keisuke Takahashi) Takumi e incentivado pelos seus amigos e por seu pai a correr mais e melhorar suas habilidades, mas a princípio ele não tem interesse em corridas e carros,mas  com o tempo e desafios Takumi começa a se interessar e querer evoluir como um corredor.

Muitas pessoas tiveram o contato com Initial D pelo anime, porque o mesmo passou na finada Animax. O que fazia os olhos dos fãs brilharem eram as corridas/batalhas. 

Initial D é uma animação que consegue manter a fidelidade às corridas, desde dos modelos dos carros até detalhes mais técnicos, como técnicas de drifts e arrancadas. Junto a isso uma animação belíssima com elementos em 3D aliado a uma trilha sonora com muita música eletrônica.

Essa mistura torna-se em uma experiência única e eletrizante agradando diversos nichos, desde dos fãs de animes até fãs de corridas de automóveis. A história e os personagens pouco importavam, mas cada corrida era única e cheia de emoções, seja no mangá e principalmente na animação.

Mas mesmo não sendo o foco a história era bem desenvolvida, a relação do Takumi com Natsuki Mogi é muito interessante, até mesmo a história da Mako e Iketani. Os personagens evoluem muito bem e contribuem para a narrativa da história.

Como falei, a trilha sonora é outro ponto importante e de destaque, toda produzida pela banda MOVE (que inclusive já veio ao Brasil), com destaque para as músicas da primeira e segunda temporada, que passaram no Brasil.

O mangá foi escrito por Shuichi Shigeno na Young Magazine da Kodansha entre 1995 a 2013 com 48 volumes. O autor teve a consultoria de Keiichi Tsuchiya, um piloto profissional de estilo Drift (onde as curvas são feitas deslizando a parte de trás do automóvel).

 A animação teve 4 séries de TVs , 3 OVA’s (animações exclusivas para vídeos) e 5 filmes, além de um Live Action. No Brasil somente as duas primeiras temporadas passou pelo canal Animax e o Live Action que passou em canais como Telecine e saiu em DVD.

Initial D é uma obra que conseguiu agradar diversos nichos, sendo uma das obras mais queridas e populares nas décadas 90/00, por suas corridas realistas tanto em emoção como em modelos de carros, deixando uma saudade e nostalgia imensa aos fãs.

Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *