MB HQ’s: Aventureiros

Aventureiros, ou no original ADVENTUREMAN, é uma série da Image Comics criada por Matt Fraction, que já trabalhou em fases de grandes personagens da Marvel, e por Terry Dodson, artista que também teve diversos trabalhos e capas publicadas pela Marvel.

A história de Aventureiros começa nos apresentando uma cidade sendo atacada por dirigíveis, atirando bombas em diversos pontos da cidade. A polícia da cidade não consegue dar conta desses inimigos voadores e acabam recorrendo apenas a um grupo de heróis: Os Aventureiros, um grupo de heróis com poderes diferentes, liderados por aquele que se intitula ‘’O Aventureiro’’. Uma espécie de ‘’Liga da Justiça Steampunk’’. Apesar de cada um ter seu próprio poder, aparentemente eles precisam beber uma dose de um super soro para amplificar seus poderes. Os inimigos são liderados pelo Barão Bizarro, que conta também com sua própria liga de vilões, cada um com uma característica e poderes diferentes, e assim começa o embate entre Os Aventureiros e a liga do Barão Bizarro, que acaba com a derrota dos heróis. 

Toda essa primeira parte é na verdade um trecho de um livro de heróis pulp de mesmo título e que está sendo lido pela nossa protagonista, Claire Connel, ao seu filho Tommy antes de dormir. Claire tem problemas auditivos e devido a isso acaba utilizando um aparelho para conseguir escutar. Somos então apresentados a toda família Connel neste primeiro capítulo, membro a membro, quem é cada um e o que faz. 

Depois disso, voltamos a Claire que trabalha na livraria de usados de sua falecida mãe e, em um certo dia, é surpreendida por uma cliente, que é ninguém mais ninguém menos que uma das personagens da história dos ‘’Aventureiros’’, Fedra Fantasma, que até então aparentava ser apenas uma história de ficção pulp. Fedra entrega a Claire, que ainda não associou quem é sua cliente, um livro dos Aventureiros e acaba sendo coagida por seres com formas humanas, usando sobretudo pretos.

Claire acaba mostrando o novo livro dos Aventureiros ao seu filho, que acaba se empolgando notando algumas semelhanças com a realidade, desconfiando que algo pode estar errado. Nessa mesma noite, Claire acaba adormecendo ao lado do tal livro, que acaba soltando uma espécie de luz. No dia seguinte, a caminho da escola, Tommy ainda fascinado pelo novo livro dos Aventureiros, acaba notando mais detalhes estranhos e que claramente acaba ficando na cabeça tanto do filho quanto da mãe. Somos apresentados a um pouco mais do dia a dia de Claire e um pouco mais de sua história, contada através de pequenos detalhes na sua rotina. 

Claire acaba indo atrás do endereço da editora que publica a série Aventureiros e acaba se deparando com um arranha-céu enorme, que apenas ela enxerga. Ao entrar nesse arranha-céu, Claire encontra novamente a Fedra Fantasma, que aparentemente está se escondendo de algo. A protagonista acaba se deparando com robôs meio steampunks e tem algumas soluções que envolvem seus aparelhos auditivos, algo que está sendo bem explorado até o momento. 

Claire aparece na casa de sua família, no tradicional jantar de sexta-feira, após um dia sumida, com a roupa toda rasgada e bem eufórica. Algo estranho aconteceu na visita ao arranha-céu dos Aventureiros. Sua família a leva ao médico e acabam notando algumas diferenças na Claire, como o fato dela estar escutando melhor sem seus aparelhos auditivos, um aumento no peso e altura e o fato dela estar divagando, mas que acabou ajudando um dos policiais que estava entre a vida e a morte após um acidente no metrô. Claire está tendo visões de diferentes histórias dos Aventureiros e sabe que algo de diferente está acontecendo consigo mesma. Paralelo a isso, temos o núcleo da história do Barão Bizarro e sua noiva Baronesa que acaba tendo uma reviravolta, fazendo com que a Baronesa seja a nova líder.

Por mim, no último capítulo deste encadernado, temos algumas respostas sobre o que achávamos ser o fim dos Aventureiros lá no começo e como aquele mundo que era de ficção está se ligando ao mundo de Claire. Todos eram um só e foram divididos por Jim, mago da equipe, para salvar o mundo do Barão Bizarro. 

Agora, o objetivo da Baronesa Bizarra, que está no comando, é unir novamente o mundo dos esquecidos com o atual mundo de Claire, invadindo e tomando a posse deste, enquanto isso, a família de Claire vai atrás dela seguindo o que aprenderam nos livros pulp dos Aventureiros.

No geral, Os Aventureiros não apresenta uma história totalmente inovadora, há diversos elementos que já vimos em outras histórias, porém consegue ser uma história que prende o leitor e que flui muito bem, sendo mais uma história de aventura com uma pegada de fantasia. A premissa é boa, os personagens são divertidos e há diversos conceitos que podem gerar bons capítulos em sua continuação. 

O primeiro volume consegue apresentar bem o mundo e seus personagens, preparando o terreno para um possível volume 2 cheio de ação e mais respostas e que aparentemente envolverá tantos os personagens da liga dos Aventureiros quanto da família de Claire. 

Um dos pontos a ser destacado nessa série, de fato, é a arte e as cores do casal Dodson. Há diversas páginas muito bem desenhadas, principalmente as figuras humanas e as cores são maravilhosas, tendo uma paleta de cores bem diferenciadas quando é necessário. O volume também conta com uma espécie de dossiê após o fim dos quatros capítulos, contando um pouco do processo de desenvolvimento dos personagens e da história, com esboços de Terry Dodson para cada personagem. 

Até o momento a série conta com apenas uma edição encadernada disponível, com sua segunda edição programada para 2022 nos Estados Unidos.

A edição da Hyperion segue o formato americano padrão, com orelhas, totalmente colorida em papel couchê e tem 168 páginas, compilando os capítulos 1 ao 4 de Aventureiros. A edição também conta com uma sobrecapa e um postal exclusivo para aqueles que compraram na pré-venda. A edição e tradução ficou por conta de Levi Trindade, a tradução dos extras e a adaptação de texto por Mario Luiz Barroso e as letras por Bianca Abellan e Thiago Hara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.