MB HQ’s: Homem Animal (DC Onnibus)

Homem-Animal é um daqueles personagens genéricos, que ninguém se lembrava mais até o final dos anos 80. E arrisco dizer que mesmo após aquele período segue totalmente desconhecido.

Mas esse herói tem uma importância gigante para a história dos quadrinhos, pois suas aventuras fazem parte de dois movimentos importantes para as comics: a era moderna dos quadrinhos e a invasão britânica.

Os autores britânicos – levados aos Estados Unidos após o sucesso de Alan Moore no Monstro do Pântano pela editora Karen Berger – tinham como base trabalhar personagens esquecidos na DC Comics para terem maior liberdade para se arriscarem. Seu sucesso gerou o selo Vertigo, mais focado no público adulto. Na época, além de Moore, tínhamos Neil Gaiman com Orquídea Negra e Sandman, Garth Ennis em Preacher, Peter Milligan em Shade e Grant Morrison com Homem-Animal e, depois, Patrulha do Destino.

Homem-Animal foi criado em 1965 como o nome de A-Man e poder de copiar poderes dos animais, porém sempre foi deixado no limbo pela DC. Mas como Morrison revolucionou as HQs com um personagem esquecido?

Buddy Baker, seu alter-ego, é usado genialmente com uma narrativa metalinguística incrível com uma mensagem poderosa. Seu início, apesar de crítico, ainda se mantém em narrativa linear. O grande ponto de virada é o capítulo mais famoso da saga, o Evangelho do Coiote, onde Morrison mostra toda sua genialidade, ajudando a revolucionar os quadrinhos.

A saga do nosso humilde herói prende o leitor por sua inteligência. Instiga e surpreende a cada momento se tornando totalmente imprevisível e com uma empatia e humanidade jamais vista até então, tendo um final surpreendente e incrível para época, colocando Morrison como um dos melhores roteiristas do mundo e o desconhecido Buddy como um dos melhores heróis já feitos.

Por isso, essa fase ganhou uma edição para colecionadores da série DC Omnibus pela Panini Comics.Extremamente luxuosa e com mais de 700 páginas, é um deleite para os fãs do herói mais empático e humanizado da DC.

Homem-Animal de Grant Morrison é uma leitura incrível, atemporal e surpreendente, se tornando talvez a sua principal obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *