MB Literário: Mo Dao Zu Shi – O Fundador da Cultivação Demoníaca vol. 1
Depois de muitos pedidos, petições e tudo mais o que temos direito, finalmente Mo Dao Zu Shi está entre nós. Mo Dao Zu Shi: O Fundador da Cultivação Demoníaca, um dos BLs mais amados da atualidade, conta a história de Wei Wuxian que depois 13 anos retorna de sua morte no corpo de Mo Xuanyu, um cultivador dado como louco. Com intenções de aproveitar a loucura do rapaz, Wuxian descobre que tem uma tarefa e decide depois de completá-la irá seguir sua vida. Mas isso muda ao reencontrar um antigo colega, Lan Wanji, que faz com que memórias floresçam, impedindo Wuxian a deixar o passado para trás.
A história inicialmente nos apresenta um Wei Wuxian muito carismático e divertido, o que nos leva a questionar o fato de no passado ser um cultivador demoníaco. Em contrapartida, Lan Wanji, um cultivador exemplar e centrado, mostra diferença em seu comportamento com Mo Xuanyu, já que antigamente não deixava nem que o tocasse e agora demonstra interesse pelo companheiro.
Muitos ao se depararem com o livro pela primeira vez talvez percebam que é um BL totalmente diferente do convencional ou até nem percebam que é um. Não temos um romance logo de cara, já que só acontece alguns flertes aqui e ali, mas no decorrer da história o romance dos protagonistas se desenvolve e podemos acompanhar cada etapa, algo que vejo como um ponto positivo. Particularmente, não gosto muito de romances, e às vezes o que nos é dado é muito clichê. Não que seja algo ruim, mas gosto de romances bem construídos e de histórias que vão além de apenas um romance.
A história de Mo Dao Zu Shi é extremamente rica, nos apresentando a tradição chinesa, mesmo a história não definindo um período específico. Encontramos uma quantidade imensa de filosofias, clãs e crenças, fora toda a linguagem da cultivação. Em um primeiro contato, temos muito a aprender sobre a linguagem e sobre esse mundo, como foi construído e suas relações sociais. A história possui uma quantidade imensa de personagens tão bem construídos e opostas, que a cada capítulo é capaz de revelar uma nova faceta deles, algo que nos instiga a querer compreender cada vez mais o futuro no qual Wei Wuxian acorda. Apesar de parecer um pouco confuso inicialmente, Mo Dao, é uma história complexa e nesse primeiro volume apenas nos instiga com inúmeras questões, mas que são pouco a pouco solucionadas e nos faz amar cada momento ainda mais.
Quanto a edição, a tradução está ótima, as ilustrações são muito bonitas e detalhadas, nos ajudando a visualizar um pouco mais da história, da mesma forma que a capa e a sobrecapa estão bem caprichadas. Já a diagramação peca muito quando chega no meio do livro, o que atrapalha demais a leitura. Além disso, não acredito que a versão com brindes valha a pena.
Apesar de tudo, estou ansiosa pelo segundo volume, algo que espero que aconteça o quanto antes.