MB Review: Como Antes

Em Como Antes acompanhamos uma road trip com os irmãos Fábio e Giovanni retornando a sua cidade natal na Itália. Em uma viagem que o silêncio toma conta, conhecemos o passado dos irmãos e o desabrochar de sentimentos guardados desde sua separação. 

Giovanni vai atrás de seu irmão Fábio para levá-lo de volta à Itália, onde nasceram e cresceram. Logo de cara, percebemos que Fábio tem uma personalidade mais carrancuda, com uma vida complicada, vivendo de mentiras e golpes, relutando em viajar com o irmão. Giovanni é o oposto, o irmão mais novo é calmo e sereno.

Depois de complicações e segundas intenções, Fábio decide viajar com seu irmão em seu Fiat 500, iniciando uma road trip entre dois irmãos que guardam consigo duros sentimentos. O começo da viagem passa tensão, afinal, cada um de nós provavelmente já teve de passar por um momento em que aquele silêncio constrangedor pairou no ar. 

Aos poucos, vamos descobrindo um pouco sobre cada irmão e como a relação com o pai deles afetou a situação familiar. Não só isso, mas como o regime facista da época também estreitou os laços entre os familiares e conhecidos. O passado é contado de maneira visualmente diferenciada, trazendo uma paleta de cores mais forte e formas mais abstratas, fazendo com que alguns quadros apresentados no começo façam sentido.

Ao longo dessa viagem, acompanhamos os sentimentos guardados pelos irmãos desabrochando, somos presentados a belíssimas paisagens desenhadas por Alfred, fazendo com que desperte uma vontade de conhecer os locais visitados pessoalmente. 

Em Como Antes, nem tudo é o que aparenta ser. As aparências enganam o leitor. Verdades nuas e cruas pairam sobre a vida dos irmãos separados. A sensação de acompanhar uma viagem do começo ao fim e ver como a história se desenrola é uma grata e emocionante experiência. A Devir acertou ao trazer essa belíssima história italiana 

A edição contém 224 páginas, totalmente colorida, em formato 17×24. A única crítica fica por conta da falta de margens internas, próximas à região da lombada, o que dificulta um pouco a leitura de alguns balões. Fica mais que recomendada a indicação dessa obra, servindo como um belo presente para novos leitores que queiram entrar para o mundo dos quadrinhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *