MB Review: Mazinger Z vol. 1

Mazinger Z é uma das criações mais importantes não apenas para a carreira de Go Nagai, mas para todo o gênero dos robôs gigantes. Mesmo que o passar do tempo tenha deixado algumas marcas na obra, o mangá ainda é altamente recomendado para todos que gostam do autor, de robôs gigantes, ou simplesmente gostam de mangás clássicos, pois Mazinger Z é literalmente histórico.

Quando se fala de cultura pop japonesa, uma das coisas que costumam vir à mente são os robôs gigantes. O que faz sentido, já que séries como Gundam e Macross são grandes nomes do segmento. Mazinger não foi o primeiro mangá de “robozão” que fez sucesso, pois obras como Tetsujin 28-gou, criado por Mitsuteru Yokoyama anos antes, já eram consagradas. Porém, Mazinger foi um marco importante para a indústria, já que foi ele o primeiro robô gigante que realmente tinha um piloto por dentro. 

Escrito e desenhado por Go Nagai, foi publicado na revista Weekly Shounen Jump entre outubro de 1972 e agosto de 1973 e teve 5 volumes lançados. A edição brasileira da NewPop irá compilar os 5 volumes em apenas 3, além de possuir páginas extras e entrevista com o autor. A obra também recebeu algumas adaptações para anime, sendo a primeira lançada em dezembro de 1972.

A história acompanha Kouji Kabuto, que vive com seu avô, um cientista renomado que foi de grande importância na pesquisa das propriedades da Superliga Z e da Energia Fóton. Após um misterioso terremoto, o avô de Kouji falece mas deixa para ele sua criação suprema, o robô que pode ser um deus salvador da humanidade ou o demônio que irá destruí-la: o Mazinger Z.

Com o objetivo de obter a Superliga Z e o poder da Energia Fóton, Dr. Hell (reparem no nome), e seu servo, Barão Ashura, que possui uma aparência peculiar, utilizam das feras mecânicas, encontradas nas ruínas de uma antiga civilização grega, para derrotar Mazinger. Em cada capítulo Kouji enfrenta uma ameaça diferente. Paralelamente, detalhes da história são revelados e o protagonista vai conseguindo aliados e aprimorando suas habilidades de combate.

Mazinger Z é exatamente o que se espera que ele fosse. Um mangá dos anos 70 com diálogos dramáticos, elementos de humor e muita pancadaria. O plot é muito simples, mas é uma leitura muito divertida e fluida. Como o autor estava no início da carreira, os desenhos às vezes são um pouco tortos e desproporcionais, mas no geral, a arte é muito legal (para quem gosta do estilo, como eu). Se você gosta do Go Nagai, mangás antigos ou de robôs, a obra é mais que recomendada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *