MB Review: Matar ou Morrer vol. 1

Um rapaz com sérios problemas pessoais resolve acabar com sua vida. Mas momentos antes se arrepende e em por um lance de sorte sobrevive. Mas o que ele acredita ser sorte na verdade é algo muito mais complexo e o jovem rapaz precisa matar para sobreviver. Confira nossa análise de Matar ou Morrer.

A dupla Ed Brubaker e Sean Phillips sempre nos proporcionam ótimos quadrinhos, com uma pegada Noir, muitas vezes ambientada nos anos 20 e 30, época da grande depressão americana e de perigosos gangsters.

Mas Matar ou Morrer é uma história mais contemporânea, ambientada num universo onde problemas modernos assombram seus personagens. 

Somos apresentados a Dylan, um estudante universitário de 27 anos que sofre com problemas de autoestima, bullying e depressão. Nosso protagonista ainda está na faculdade por conta de uma tentativa mal-sucedida de tirar a sua vida. 

Dylan é introvertido e só confia em uma pessoa, sua melhor amiga Kira. Mas o relacionamento dos dois é muito confuso.

Não aguentando sua rotina, decide se matar se jogando de um prédio. Mas, momentos antes de sua morte se arrepende, o que resulta apenas em alguns arranhões. Dylan não sabe que está vivo graças a um demônio, que oferece um acordo inusitado. O jovem precisa matar uma pessoa por mês para sobreviver. 

Com essa premissa começa uma história intrigante sobre os esforços do nosso protagonista em se manter vivo.

A narrativa deste primeiro volume é rica e intrigante. Mesmo sendo um volume de apresentação, apresenta um bom desenvolvimento e evolução dos personagens, o que prende do início ao fim do da história com questionamentos e reflexão.

Mesmo sem uma linearidade, tudo faz sentido, deixando no fim do volume uma curiosidade insana pelos próximos capítulos. Tudo isto com uma arte maravilhosa que retratada com detalhes incríveis, principalmente as expressões dos personagens. Uma experiência intensa e que poucos quadrinistas conseguem proporcionar.

A edição Brasileira é com capa dura e papel offset. Não é luxuosa, mas tem um preço pouco acessível, algo resolvido facilmente pelos diversos descontos dado pela editora nos volumes.

Matar ou Morrer #1 é uma leitura bem realista, que questiona diversos problemas da sociedade e que prende o leitor com uma bela arte e excelente roteiro. Será que manterá a qualidade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *