MB HQ’s: Shang-Chi – Marvel-Verse
O universo Marvel sempre prezou em dar vozes às minorias. E um dos seus primeiros heróis asiáticos foi justamente Shang-Chi. Nada melhor que conhecer um pouco desse herói com um filme recente no MCU. Confira nossa análise de Shang Chi – Marvel Verse.
A coleção Marvel-Verse tem o objetivo de mostrar um pouco dos personagens em evidência por conta de séries ou filmes dentro do MCU. Esse volume tem uma importância ainda maior, uma vez que Shang-Chi era totalmente desconhecido antes de figurar em uma das obras cinematográficas de 2021.
Shang-Chi foi um personagem muito importante na década de 1970, época em que os filmes de artes marciais faziam muito sucesso. Chegou a ter uma série de revistas próprias até o início dos anos 80. Mas na atual era dos quadrinhos praticamente sumiu, tendo apenas pequenas participações especiais, principalmente nas revistas do Homem-Aranha.
O status do herói mudou ao anunciarem um seu filme. Com isto, voltou a ganhar pequenas mini-séries dentro do universo 616.
A revista é mais simples, assim como foi com Mulher-Hulk, Dr. Estranho, Homem-Aranha e Thor. O intuito é apresentar os personagens aos leitores menos familiarizados e caso gostem do conteúdo, podem dar continuidade com séries encadernadas.
Por isso as histórias de Shang-Chi no início são mais “pontas”. A primeira vez numa saga do Wolverine e depois em duas revistas do Homem-Aranha, onde o herói asiatico é retratado como um grande mestre.
Já as duas últimas focam em sua evolução. Com uma história mais atualizada, Shang-Chi é um ex-agente da MI6 e um artista marcial experiente. Ambas contam com mais ação e pitadas cômicas, lembrando mais o herói dos cinemas.
Por se tratar de uma seleção de histórias, tanto os roteiros como o traço variam bastante. Podemos dar destaque para Dan Slott e Humberto Ramos com uma história próxima à saga Ilha das Aranhas.
Shang-Chi Marvel-Verse é uma história de apresentação e cumpre bem o proposto. Sem muito compromisso com o roteiro ou segmento, funciona perfeitamente para os curiosos que queiram saber como é o personagem nas HQ’s. O formato, número de páginas e preço contribui muito para o perfil de quem a procura.