MB Nacional: Escarra Brasa – O Cangaceiro Gentil

Em um futuro apocalíptico, um dos cangaceiros mais violentos que já existiu procura uma cura para seu grande mal, a sua bondade. Confira nossa análise de Escarra Brasa: O Cangaceiro Gentil. 

HQs nacionais sempre me surpreendem positivamente, principalmente por sua criatividade. Escarra Brasa, personagem do autor e ilustrador Wagner Elias com coparticipação do roteirista Rafa Santos, foi um dos escolhidos no Brasil Mangá Awards, concurso da editora JBC em 2017.

A história se passa num Brasil futurista totalmente destruído. Dois coletores de itens do passado se encontram numa deserta São Luís, quando esbarram numa lenda urbana, Escarra Brasa, um cangaceiro extremamente cruel, que após um feitiço não pode mais praticar maldades. Juntos precisam superar todos os desafios da cidade e lidar com terríveis vilões.

Quando abri a HQ, a primeira referência que me veio à mente foi Hokuto no Ken. Mas a referência acaba ao comparar os mundos apocalípticos e os capangas genéricos, pois Escarra Brasa tem um brilho próprio.

O protagonista é muito bom e seu conflito interno é interessante. Procurar uma cura para sua bondade gera uma dinâmica interessante para a história. Acrescente a isto um ótimo traço e cenas de luta e ação.

Tudo é bem feito e caprichado.

A história não é ruim, me surpreendeu positivamente, mas tem alguns pequenos problemas nos personagens secundários. Todo o brilho do protagonista esbarra na limitação dos personagens de suporte. Os vilões são bons, mas os dois coletores e o misterioso indígena poderiam ser melhor trabalhados.

A evolução também é atrapalhada com um final um pouco corrido, deixando esses personagens meio de lado, ao propor uma resolução apressada demais. Mas isso não atrapalha muito a concepção da história, deixando um gosto de quero mais, principalmente para descobrir os perrengues que o cangaceiro encontrará em sua jornada.

Outro detalhe a ser registrado é o carinho do estúdio Armon e o Gibitales com os leitores com pôster, marcador de páginas e um card holográfico.

Escarra Brasa: O Cangaceiro Gentil é uma HQ que cumpre o que promete e tem um potencial incrível para crescer ainda mais e conquistar mais fãs. E que venham mais histórias boas como essa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *