MB Nacional: Mônica – Tesouros
Recentemente, tive meu primeiro contato com as Graphic MSP e acho que não tinha outra forma de entrar no meio desse projeto com um quadrinho excelentíssimo, que foca muito bem em toda minha paixão pelo grande universo criado pelo Maurício de Sousa.
Graças a exímia riqueza da escrita explorada e amarrada nas entrelinhas pela poderosa estratégia narrativa da autora desta HQ, Bianca Pinheiro (também autora de Mônica: Força), conseguindo com bastante proeza passar uma mensagem importante.
A trama gira em torno de Mônica, que viaja com os pais para um hotel fazenda, e seu coelho Sansão acaba sofrendo um “acidente”. O que ela achava que seria um passeio entediante vira uma jornada cheia de descobertas e aventuras provando o valor dos pequenos tesouros da vida.
A narrativa entrega muito bem o que seu título propõe, uma aventura em que de forma mais singela tenta pôr valor no simples e em pequenos momentos. É um flerte com o inocente e com a alegria passada pelas brincadeiras e pela nostalgia que provoca em cada página.
A sensação de conforto e de paz espiritual que a infância propõe é presente a todo momento, novamente trazendo o nome da obra em destaque, seja a viagem ou os momentos passados. Parafraseando a autora, “cada pessoa consegue deixar um pedaço de si e sua experiência em nós, e isso é mais valioso que qualquer bem material”.
Ler essa Graphic MSP foi realmente uma boa oportunidade de ir ao encontro de um novo tesouro, não material, mas extremamente sensorial e gentil. Com certeza, vale a leitura!