MB Nacional: Bendaora #2

Em Bendaora #02 acompanhamos mais três divertidas histórias: Em Tenkamusou somos apresentados a uma histórica partida frenética de tênis entre Musashi e Kojiro. Já em Bull Kid conhecemos o iniciante Gulliver, que precisa desvendar os mistérios da cidade secreta e de seu guardião. Enquanto em MopuMan acompanhamos os jovens Yuki e Tayo, perseguindo seu sonho de se tornar um herói que utiliza espadas.

A história de abertura do segundo volume de Bendaora é Tenkamusou, publicado originalmente de maneira independente em 2018. Acompanhamos aqui a grande partida de tênis do século entre Miyamoto Musashi e Yagyu Kojiro. Enquanto assistimos a frenética partida entre as duas entidades históricas, somos apresentados a algumas cenas do passado entre os dois personagens e percebemos quais são suas motivações para deixar aquela partida tão tensa de se acompanhar.

Entre todas as histórias apresentadas nestes dois volumes, arrisco a dizer que Tenkamusou é a cereja do bolo. A pesquisa que o autor fez para escrever e desenhar sobre o esporte, e ainda conseguir misturar com um toque filosófico de samurai, é sensacional e casa totalmente com a proposta e com seus personagens. Isso sem contar com as belíssimas páginas que remetem muito ao dinamismo de Ping Pong, de Taiyo Matsumoto, também publicado pela editora JBC. 

Em seguida temos Bull Kid, originalmente publicado em 2015, onde conhecemos o jovem jornalista Gulliver, um iniciante que espera ansiosamente pelo momento certo de se destacar no trabalho, e que recebe a missão de visitar uma cidade secreta, local onde o índice de monstros são os maiores já vistos. No misterioso lugar, Gulliver se depara com o guardião local, o famoso Bull Kid. Ao passar alguns momentos naquela cidade, Gulliver percebe que sua história é bem similar a de Bull Kid. 

Fechando o encadernado, temos o recente MopuMan, originalmente publicado em 2020, feito para concorrer ao 100° Tezuka Awards no exterior. Yuki e Tayo são dois adolescentes que cresceram observando o grande herói Akiro e determinados a seguir seu maior sonho: se tornar um herói e ter sua própria espada. Após um inesperado vilão atacar a cidade, Tayo precisa acreditar em sua própria determinação para alcançar seu maior sonho e aprender uma valiosa lição. Uma história bem na pegada shounen.

Semelhante ao primeiro volume, a coletânea de histórias Bendaora consegue divertir antigos e novos leitores, sendo altamente recomendada para pessoas que estão iniciando nesse mundo de quadrinhos. Um grande acerto da editora JBC em investir na republicação de histórias tão divertidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *