MB Review: Departamento da Verdade #1
Cole Tunner é um detetive do FBI que se especializou em teorias conspiratórias e fake news, mas que passa por uma reviravolta em sua vida quando vê que tudo no que acreditava não era bem como imaginava. Confira nossa análise do surpreendente e denso Departamento da Verdade da editora Devir.
Imagina que as teorias da conspiração mais absurdas são verdadeiras e que há um plano para que elas não sejam divulgadas a fim de manter o equilíbrio do mundo? Bem, essa é a base para o universo que o Departamento da Verdade quer nos mostrar.
A história gira em torno de Cole Tunner, um agente do FBI que passou por uma experiência traumática em sua infância que simplesmente destruiu toda sua base familiar. Por conta dos traumas ele se torna um agente especial do FBI que é especialista em teorias da conspiração. No meio de uma investigação sobre terraplanistas é recrutado pelo Departamento da Verdade, um setor ultra secreto que mantém sob controle a verdade estabelecida por eles.
Cole então passa a integrar esse departamento e combater as teorias da conspiração ao mesmo tempo tenta entender um fato importante do seu passado que mudou sua vida por inteiro.
O Departamento da Verdade é escrito por James Tynion IV, um escritor em ascensão na atualidade. Ele ganhou o prêmio Eisner por “Alguém está matando nossas crianças” e tem trabalhos na DC com diversas minisséries do Batman. A arte de Martin Simmonds lembra muito a do consagrado Bill Sienkiewicz, com um traço mais rabiscado e intenso. O traço dele mostra total pavor e suspense, combinando demais com a obra.
A obra é densa e muito polêmica, pois coloca em xeque o que é absurdo ou não? Será que tudo é fake news e delírio. Será que o JFK foi assassinado? Será que a terra é plana? Os Illuminati realmente existem? Todas essas questões são debatidas de forma inteligente e sagaz, criando uma trama forte e impactante. Entretanto, a obra não é para um público qualquer. Seus diálogos são intensos e complexos, com detalhes importantes, assim como a arte que, mesmo sendo atípica, revela detalhes importantes para o andamento da trama.
Departamento da Verdade é uma HQ incrível e com um tema polêmico que leva a uma linha de interpretação diferente do que vemos convencionalmente, gerando dúvidas e interpretações distintas. Infelizmente é para um público bem específico e tem uma leitura bem densa e complexa para quadrinhos. Se vale a pena? Eu adorei, mesmo tendo gasto um tempo a mais que o desejado. Ponto para a Devir Brasil em trazer essa excelente HQ.