MB Review: The Elusive Samurai #1

Tokiyuki Hojou era um jovem garoto que sabia que um dia assumiria a posição de líder do Xogunato. Por isso, sua grande habilidade era sua evasiva, sempre fugindo de tudo e de todos. Mas depois de um golpe de estado que dizimou sua família, Tokiyuki se vê obrigado a lutar. Confira nossa análise de The Elusive Samurai, lançamento da editora Panini.

Mangás que contam a história do Japão existem aos montes. Personalidades como Miyamoto Musashi e Oda Nobunaga e grupos como Shinsengumi foram exaltados em diversas obras. Mas Tokiyuki Hojou, o final do Período Kamakura e início do período Muromachi não são partes tão belas da história, pois dividiu o Japão em dois até ser unificado por Oda Nobunaga. 

Ou seja, apesar de ser uma vítima, Tokiyuki Hojou foi um dos responsáveis pela divisão do Japão. E no final, foi decapitado em uma das derrotas desse Japão dividido. Mas o mangaká Yusei Matsui, famoso pelo surpreendente Assassination Classroom, resolveu usar um dos personagens mais controversos da história do Japão como herói de seu novo título, The Elusive Samurai.

Matsui conta a sua versão dos fatos da guerra, iniciando com a traição dos Ashikaga até a retomada dos Hojous à cidade de Kyoto. Tokiyuki é um garoto cuja única habilidade é fugir.  E a história é sim muito interessante. Neste primeiro volume é violenta e se torna um delicioso battle shounen.

Tokiyuki Hojou tem como mentor o excêntrico sacerdote Yohishige Suwa e as crianças habilidosos que lhe servem como vassalo. A meta do nosso protagonista é ficar forte para sua vingança. Com a excelente arte característica do mangaká, a obra se destaca por seus traços belos e suas cenas de ação muito bem feitas por Yusei Matsui. Há uma boa evolução na arte quando comparada à Assassination Classroom.

The Elusive Samurai é uma surpresa gostosa, com bons personagens narrando a perspectiva do autor sobre um período peculiar da história japonesa. Por tratar de um tema atípico, tem um nicho específico de público quando comparado a outros mangás de ação. Mas para quem gosta de história do Japão é uma excelente escolha de leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *