MB Review: Irupé & Guaraná – Contos Indígenas

Dois contos do folclore brasileiro contados de forma singela com forte representatividade indígena. Confira nossa análise de Irupé & Guaraná – Contos Indígenas, da editora JBC.

A cultura brasileira é tão rica e diversa que acaba sendo fascinante conhecer tantas histórias, contos e fatos. Sejam dos povos que fizeram o que somos hoje, ou sobre os verdadeiros donos desta terra antes das chegadas dos portugueses, os indígenas. O quadrinista brasileiro Vinicius Galhardo faz uma releitura de dois contos indígenas não tão populares na cultura pop que dão o nome ao quadrinho.

Irupé conta a lenda da Vitória-Régia, uma planta comum na região amazônica que por lá recebe o nome de Irupé. Sua beleza exuberante e o fato da planta ser totalmente aquática atrai e intriga a todos. Um conto triste e ao mesmo tempo belo. Guaraná é o segundo conto desta HQ e trás a origem indígena de um dos frutos mais populares da Amazônia, o Guaraná. Um conto incrível com um desfecho surpreendente, trabalhando a mitologia indígena.

Vinicius Galhardo transforma dois contos pouco conhecidos do grande público em histórias intrigantes, ao mesmo tempo com uma linguagem fácil e desenvolvimento compreensível, podendo encantar o público de todas as idades. O traço é belíssimo e rico em detalhes, e o contraste das cores vermelha e preto dá um impacto incrível na ambientação, tornando tudo muito mais mágico.

O quadrinho também é belo, com um posfácio maravilhoso de um jovem indígena que mantém suas tradições junto à vida moderna. Cheio de extras educacionais e uma entrevista com o autor, enriquecendo ainda mais a experiência de se ler. O projeto gráfico de Irupé & Guaraná é muito bem feito. Conta com capa cartão, verniz localizado, orelhas e um dos marcadores mais lindos que já vi. Ponto para a editora JBC na  concepção deste quadrinho, mais um do selo JBC Start!.

Irupé & Guaraná: Contos Indígenas é uma HQ brasileiríssima que enaltece a nossa cultura para todas as idades de forma bela e competente. Uma leitura essencial para os fãs do nosso folclore e cultura. Que venha mais obras com esse tema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *