MB Review: As Incertezas de Sumi Izumi #1
Imagine você viver sem expectativas e sendo uma pessoa excluída da sociedade? E pensar que não há solução para isso até se perguntar: “por que estou vivo?” Confira a nossa análise de As Incertezas de Sumi Izumi, da editora Mythos.
Sumi Izumi tem 25 anos e trabalha como freelancer. Ela é uma pessoa solitária e sem perspectivas para sua vida. Ela não gosta do seu trabalho e da sua rotina. Por isso, ela é uma pessoa ansiosa e com tendência a ser depressiva. Sumi sofre e não sabe como e para quem pedir ajuda.
A história do mangá é narrar a agonia e os problemas da protagonista. A intenção do autor é mostrar o problema da solidão e a pressão da sociedade para as pessoas terem uma carreira de sucesso. Mas ao contrário de chocar ou levar para uma narrativa mais melancólica, Anu, o autor, traça uma evolução leve e esperançosa, fazendo o leitor refletir sobre o problema sem grandes traumas.
A mudança acontece quando Sumi encontra outras pessoas com o mesmo problema e na forma que ela passa a interagir com elas. Isso complementa a experiência do leitor com outros problemas da vida moderna. O traço é mais simples que muitas obras do gênero, mas o semblante da protagonista e seu desespero e ansiedade são o destaque, sendo bem objetivo e direto, o que deve agradar a todos.
A edição brasileira é bem feita mas não tem páginas coloridas, ao contrário dos outros títulos da editora. Mas o projeto gráfico está muito bem feito a um preço acessível, principalmente no site da Mythos.
As Incertezas de Sumi Izumi é um drama complexo levado com a devida seriedade mas com uma leveza pouco vista quando se trata do gênero. Pode causar gatilhos a quem tem sensibilidade aos temas de ansiedade e depressão, mas é uma excelente leitura para quem gosta de dramas e quer se informar das enfermidades da vida moderna.