MB Review: Chariot – A Supermáquina #1

Um ex -presidiário em busca de redenção, lindas mulheres, altas explosões e um carro totalmente tecnológico. Não é um filme de ação dos anos 80, e sim Chariot – A Supermáquina. Confira a nossa análise desta HQ lançada em 2023 pela Hyperion Comics.

Jim é um ex- presidiário que busca redenção pelos crimes já cometidos. Ele busca oportunidades para ser uma pessoa honesta, mas a doença do seu filho Ben e os altos custos médicos o fazem entrar em desespero. Sem opções e devendo dinheiro a agiotas, Jim trabalha em um ferro velho para sobreviver e tenta consertar um carro esportivo um tanto diferente. Ao ser cobrado de sua dívida, e perto da morte, o misterioso carro começa a se movimentar e salva o nosso protagonista.

Ele descobre que o misterioso carro é controlado por uma alma de uma desconhecida garota que quer um novo corpo. Juntos, vão tentar atingir os seus objetivos, mesmo que para isso eles precisem eliminar algumas pessoas.  Quando vi as notícias dessa HQ, logo lembrei de uma série dos anos 80 chamada aqui no Brasil de Super Máquina (Knight Rider, no original) com o hoje já não tão famoso David Hasselhoff, que era um justiceiro em um carro esportivo modificado e com personalidade própria. A série era legal e lembro até de ter brinquedos dela.

Chariot é uma releitura desse sucesso, repaginado na questão tecnológica e trama mais atual. Entretanto, alguns clichês ainda permanecem como mulheres seminuas e explosões. Já a arte é totalmente oitentista, neon por todo lado e visuais chamados de trash. Lembrando muito os filmes de ficção-científica e ação daquela década. Se você gosta deste tipo de conteúdo, Chariot é a sua HQ.

Por outro lado, os mesmos problemas desse conteúdo de ação, se repetem em uma narrativa cheia de furos totalmente inexplicáveis. Se você procura lógica e coerência, o título não é para você. Publicado em 2021, em 5 volumes, pela AWA Studios, é escrito por Bryan Edward Hill (de Batman e os Renegados, do jogo Just Cause 2 e da série live-action Titãs) e ilustrado por Priscilla Petraites (Batman – Noites de Gotham, Hit Me e Rat Queens).

Chariot é uma HQ para os saudosistas dos anos 80, repaginada com a tecnologia atual, cheia de ação e uma história clichê e despretensiosa, pode agradar os fãs de ação e aventura que queiram uma leitura sem compromisso com o intuito de entreter. Se não for levada tão a sério, cumpre o seu papel com louvor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *