MB Review: Chico Bento – Verdade
“Verdade” traz uma história simples e envolvente do personagem Chico Bento, em uma aventura inesperada com uma visita rabugenta e nem tão amigável.
Cada cidade do interior tem suas histórias. Algumas bem parecidas, outras nem tanto. Mas é certo que elas sempre tem alguma lenda ou relatos sobre algum local que sempre parecem fantasiosos para os visitantes. E assim entramos no enredo da HQ.
Chico está ouvindo paciente as histórias de sua avó, quando um homem chega de visita na casa de sua família. Seu Adamastor é um homem da cidade grande sem planos de passar mais tempo do que o necessário na região. Porém, durante o festejo que acaba de ser iniciado na cidade, o homem é arrebatado por lembranças tristes de planos não cumpridos.
Tendo em mente ajudar o visitante, Chico vai atrás do homem, mas os dois acabam se acidentando e param no meio da mata em uma noite de lua cheia. Com medo das lendas que sempre escutou de sua avó, o garoto se agarra às memórias, enquanto o homem permanece descrente sobre encontrarem qualquer coisa sobrenatural no caminho.
Mas quando coisas estranhas começam a aparecer, ambos precisam dar as mãos em busca de uma saída enquanto procuram sobreviver das fábulas que começam a cercá-los. Ao chegarem sãos e salvos na casa de seus pais, Chico a se questionar sobre o que de fato aconteceu e o quanto do que acabou de presenciar foi verdade?
Com muitas referências ao folclore brasileiro, Orlandeli trouxe uma história sensível e incrível, somando diversão, fantasia e reflexão. Uma HQ maravilhosa com traços únicos, onde mitos ganham vida e a nostalgia aparece para o leitor, tendo suas próprias experiências com lendas antigas ou não.
“A verdade é que não precisamos que as flores sejam iguais. Precisamos apenas que elas floresçam.”