MB Review: Confins de um Sonho
Um amor que resiste a muitas décadas e às dificuldades de ser aceito pela sociedade da época. Acompanhamos a vida de duas senhoras que se reencontram aos 85 anos e refletem como seria a vida delas se fossem jovens nos dias de hoje. Venham se emocionar e conferir a nossa análise de Confins de um Sonho, da editora Pipoca e Nanquim.
As histórias de amor nem sempre são belas e têm finais felizes, desde Shakespeare a Machado de Assis. Os quadrinhos seguem a mesma tendência em diversos países. E a autora Yumi Sudo consegue, com sucesso, nos emocionar com essa linda e triste história. Kiyoko Ito e Mitsu Sonoda são amigas há 70 anos. Elas se reencontraram recentemente para colocar a conversa em dia e fazer uma reflexão dos tempos modernos. Uma ainda está bem de saúde, a outra tem uma doença degenerativa. Será que nos dias atuais, o amor que sentiram seria aceito? E como elas viveriam sem o conservadorismo do mundo após a segunda grande guerra?
Pouco tempo de vida há para essas duas senhoras e um triste acontecimento acontece na vida das duas, então o que resta é relembrar o passado e confirmar os sentimentos que Kiyoko e Mitsu tinham uma pela outra. Confins de um Sonho trata de diversos temas importantes. O amor proibido de uma sociedade extremamente conservadora no ponto de vista de duas protagonistas que foram vítimas desses costumes. O machismo, a submissão e a visão de sociedade de total desigualdade de gênero são mostrados de forma arrebatadora nesta obra.
A narrativa é o ponto mais alto, a história de amor das protagonistas é contada através de uma narrativa de encontros reversos na vida delas. A história genialmente anda para trás criando uma expectativa imensa ao leitor para saber os dois clímax: origem e o final da história de amor delas. A sensação que o leitor tem ao ler Confins de um Sonho é uma mistura de compaixão e revolta. Todo sofrimento e a certeza de que esse é um amor proibido e a exigência da sociedade para que as duas casem com homens e tenham filhos é de partir o coração e cria uma empatia ímpar com Mit-chan e Kiyo-chan.
Vale citar todo o desenvolvimento das personagens: seus defeitos, qualidades e como a personalidade delas vão mudando nessa narrativa reversa e, no clímax, você se surpreende com a riqueza de detalhes e cuidados que a autora teve ao contar esta história. O traço é simples mas muito bem feito. Não espere cenas fantásticas e personagens detalhados, mas um traço modesto que combina com toda a emoção da obra. O destaque vai para a edição caprichada da Pipoca e Nanquim que tem direito até a sobrecapa.
Uma das melhores e mais emocionantes leituras de 2023, Confins de um Sonho é uma história para refletirmos sobre as nossas atitudes como indivíduos e sociedade, e celebrarmos o amor que, sendo verdadeiro, em algum momento acaba vencendo todas as barreiras. Puxe seu lenço, pois uma mistura de emoções virão à tona a cada virada de página.