MB Review: Zanardi

“Zanardi”, com roteiro e arte do italiano Andrea Pazienza, antes aqui publicada na revista “Animal”, na década de 80 com histórias pontuais do personagem, agora ganha uma edição integral pela editora Comix Zone.

Na coletânea publicada pela CZ somos apresentados ao personagem principal, Massimo Zanardi, Zanardi ou simplesmente Zanna, nome dado por seus amigos Pietra e Colas. Típicos delinquentes de vinte e poucos anos, o trio de jovens entediados passam o seu tempo consumindo drogas e praticando crimes.

“Zanardi” é a típica obra que faz o leitor passar raiva. Zanna e seus amigos são personagens cruéis e altamente desprezíveis, com condutas voltadas para crimes sexuais e violentos. Justamente por isso não é uma obra recomendada para qualquer tipo de público. Contudo, se você curte obras na pegada underground, como Ranx e Peter Pank (ambos também pela CZ) certamente gostará do material. Embora seja perceptível a mudança no traço do Pazienza ao longo dos anos, de fato suas histórias carregam muito do elemento cartunesco. 

Sobre a edição, ela segue o padrão de capricho da CZ, com capa dura e 256 páginas em papel offset, alternando histórias em preto e branco e a cores. Além de reunir todo o material publicado do Zanardi, a editora ainda adicionou textos de apoio que contextualizam quem foi o autor e o seu título mais famoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *