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MB Review: PTU (2003)

Quando um detetive perde sua arma para mafiosos, cabe à Força Tática da Polícia (P.T.U.) virar a noite em busca do artigo roubado. Homenageando “Cão Danado”, de Akira Kurosawa, o mestre Johnnie To (“Exilados”) realiza mais um fabuloso neo-noir.

Encerrando o primeiro disco do box Cinema Policial: Hong Kong, a Versátil Home Video traz o primeiro e único filme dos anos 2000 presente nesse primeiro volume. De Akira Kurosawa, o mestre Johnnie To (“Exilados”) realiza mais uma obra neo-noir magnífica. Dirigida por Johnnie To, esta peça presta uma bela homenagem ao grande Akira Kurosawa, mais especificamente ao longa “Cão Danado” de 1949, ambos são centrados em personagens que perderam suas armas e estão em busca da mesma. 

Um dos grandes acertos do diretor Johnnie To neste neo-noir é a criação da atmosfera pesada da cidade e no mistério que permeia a obra completa, infelizmente sinto que para muitos a película pareça parada e chata, pois há muitos momentos em silêncio e a ação mesmo só acontece.

Outro ponto interessante que o filme aborda e critica é a violência da força policial em sua abordagem que é tema de discussão até os dias de hoje. Observamos aqui uma polícia bastante bruta e autoritária que a todo momento emprega a brutalidade contra os bandidos e informantes para extrair informações dos mesmos. O artista Simon Yam, que interpreta o sargento linha dura, está excelente, assim como o intérprete Lam Suet, que é o policial em busca de sua arma perdida. 

Também temos uma boa atuação da atriz Ruby Wong que faz a inspetora carrancuda que usa também da violência em sua abordagem, mas todo o resto do elenco não me chamou a atenção o que é uma pena, pois tinha espaço para mais bons atores brilharem aqui.

Apesar de ser uma boa produção neo-noir e se encaixar com o tema proposto pela Versátil na compilação dessa coleção, eu particularmente preferiria que essa caixa se concentrasse em longas-metragens dos anos 80 e 90 e numa próxima caixa serem inseridas outras obras cinematográficas dos anos 2000 ou que tem a mesma pegada desse que é mais voltado para a investigação do que a ação explosiva. 

Acredito que faria mais sentido, pois todos os outros cinco filmes deste conjunto possuem ação em níveis altos e apesar de ser uma joia do cinema de Hong Kong, para mim, ele se destaca de todo o resto do acervo. No final, fico contente por ser incorporado a este primeiro volume, pois ainda não temos certeza se essa coleção se prolongará um dia, o que nos resta é esperar que a mesma prossiga pela Versátil!

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